Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara realiza evento voltado à pessoa idosa

Evento é uma parceria da Câmara de Rio Preto com a Associação Regional dos Aposentados; objetivo é debater políticas públicas para o idoso
Visualize fotos

 

Os dramas e as dificuldades vividas diariamente pela pessoa idosa e as sugestões para uma vida melhor na terceira idade são tema de encontro nesta quinta-feira (11/11), a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de São José do Rio Preto. A organização é do Legislativo em parceria com a Associação Regional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Rio Preto (Arap).


Serão realizadas palestras tendo o idoso como tema. Entre os palestrantes estão o psicólogo Anuar Mamede, Sebastião Chiquetto, representando a Arap, Denise Raque, representando o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (CMDI) e a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, representando o Poder Executivo.


Para o presidente da Câmara, vereador Pedro Roberto (Patriota), os cuidados e a inserção da pessoa idosa na sociedade devem ser preocupação e debate constantes, tendo em vista que essa população aumenta cada vez mais em nossa cidade e requer muitos cuidados. "Estudos apontam que em 2030 teremos 106.660 idosos (22,87% da população) e, em 2050, serão 157.397 idosos (35,16%). A pergunta que fica é: o que deixaremos de legado às pessoas idosas?", questiona Pedro Roberto.


Estudos do projeto "Cidade Amiga de Todas as Idades" indicam que há muito o que fazer nas áreas de saúde, educação, transporte coletivo, acessibilidade, segurança e proteção.


Atualmente 15.712 idosos estão cadastrados no CadÚnico, 4.918 (31,15%) estão no grupo da pobreza, extrema pobreza e baixa renda, o que implica no envolvimento de toda a sociedade civil e organizada para que tenha um olhar diferenciado às condições dos idosos em São José do Rio Preto.


Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 10/11/2021 00:00:00

Publicado por: Imprensa