Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Câmara sedia solenidade em comemoração aos 100 anos do TCESP

Namir Neves, diretor da unidade regional de Rio Preto, conduziu cerimônia que contou a presença de servidores do Tribunal de Contas Paulista e autoridades políticas
Visualize fotos

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto sediou solenidade em comemoração aos 100 anos do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). O evento, organizado pela unidade regional de Rio Preto, contou a presença de servidores da instituição e autoridades políticas.

O TCESP completou cem anos de fundação no dia 6 de maio deste ano. A instituição atua na fiscalização do dinheiro público. Faz o controle orçamentário, fiscal, financeiro, operacional e patrimonial do Estado de São Paulo e de seus municípios (com exceção da capital). A jurisdição do tribunal alcança administradores e demais responsáveis por bens e dinheiro público, além de pessoas físicas ou jurídicas que recebem verba pública, por meio de convênios, acordos, ajustes, entre outros.

O TCESP possui 20 unidades regionais distribuídas pelo território paulista. “A unidade de Rio Preto é a maior do Estado em número de municípios. São 50 cidades. Temos um corpo de funcionários formado por 38 servidores”, destacou o diretor técnico da unidade regional de Rio Preto, Namir Antonio Neves.

O procurador geral da Câmara de São José do Rio Preto, Estevam Pietro, destacou o aprimoramento da atuação do TCESP ao longo dos anos. “Não é somente um tribunal de punição. Foi se tornado parceiro e difusor de conhecimentos, a exemplo da realização do Ciclo de Debates e também na implementação de novas leis, como a de licitações.” E complementou: “tem preocupação com o presente e olhar para o futuro”.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, sintetizou o trabalho do tribunal em quatro elementos: “planejamento, transparência, controle e lição de responsabilidade”. O vice-prefeito de Rio Preto, Orlando Bolçone, destacou a importância dos indicadores criados pelo TCESP, como o Índice de Efetividade da Gestão Municipal. “Um tribunal de 100 anos, que é referência nacional e internacional, dá orgulho a todos nós.”

Em depoimento por vídeo, o presidente do TCESP, Renato Martins Costa, afirmou que a instituição é o “bastião da boa governança fiscal”. Destacou também que o tribunal tem se adaptado para melhor servir a população paulista. Para ele, o centenário da entidade é oportunidade para refletir sobre o passado e chance de olhar para o futuro que quer construir, com integridade, transparência e responsabilidade.

Ciclo de Debates

Em 2024, até o mês de junho, o TCESP realiza a 28ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Públicos. São reuniões em diferentes regiões do Estado para difundir boas práticas administrativas e esclarecer dúvidas relativas à gestão pública. Nova Lei de Licitações e Contratos, repasses para o terceiro setor e condutas vedadas no último ano de mandato dos prefeitos estão entre os temas abordados. O ciclo é direcionado a chefes do Executivo, vereadores, secretários, gestores e lideranças políticas e municipais. Para Rio Preto e região, o evento será realizado no dia 16 de maio, a partir das 14 horas, no auditório da Unip, no Jardim Tarraf II.

Comunicação / Câmara Municipal




Publicado em: 10/05/2024 00:00:00

Publicado por: Imprensa