Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Frente Parlamentar fiscaliza superlotação em ônibus

Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações de Combate à Covid-19 faz blitz no terminal urbano durante o horário de pico
Visualize fotos

A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Ações de Combate à Covid-19 realizou, na sexta-feira, dia 29 de janeiro, uma blitz no terminal urbano para apurar a situação do transporte coletivo, após o recebimento de inúmeras denúncias de superlotação dos veículos durante o período de pandemia.

O vereador Renato Pupo (PSDB), que coordena o setor de transportes na Frente Parlamentar, observou as chegadas e partidas das linhas com destino para várias regiões da cidade, analisou o fluxo e a concentração de passageiros nas plataformas.

Pupo também conversou com os usuários do transporte para apurar as reclamações mais recorrentes. A operadora de telemarketing Gabriela Souza, usuária das linhas do Jardim Nunes e Maracanã, revela que há superlotação pela manhã e no final da tarde. “É todo mundo em cima um do outro. Não tem distanciamento. Várias pessoas não usam máscaras. As pessoas deveriam ter mais conscientização”, desabafa.

Pupo também fiscalizou a adoção de medidas de segurança sanitária. No momento da blitz, funcionários realizavam a higienização nos veículos após a saída dos passageiros. No dia 22 de janeiro, o secretário Trânsito, Transportes e Segurança, Amaury Hernandes, esteve na Câmara para esclarecer dúvidas dos parlamentares sobre as medidas adotas. Na ocasião, Hernandes afirmou que os veículos do transporte coletivo urbano são desinfetados a cada seis horas e que foram adotados os protocolos de uso de máscaras e álcool em gel.

A inspeção teve início às 17h30 e terminou às 18h30, horário considerado de pico. “O secretário nos disse que a superlotação é pontual. Apesar de ser o primeiro trabalho de campo, me parece que não é o que acontece. A Frente pretende detectar os problemas e contribuir para melhorar a qualidade do transporte coletivo para a comunidade", esclarece Pupo.

Após a visita, a Frente Parlamentar vai elaborar um relatório para apresentar ao secretário de trânsito. Integram também o eixo transporte da Frente Parlamentar os vereadores Celso Peixão (MDB), Bruno Moura (PSDB) e Jean Charles Serbeto (MDB).

A Frente Parlamentar

A Frente, instituída em 13 de janeiro deste ano pelo presidente do Legislativo, Pedro Roberto Gomes (Patriota), está realizando estudos e reuniões periódicas para acompanhamento intensivo sobre a situação sanitária da cidade devido à pandemia da Covid-19. Foram promovidas também reuniões abertas com os secretários municipais Aldenis Borim (Saúde) e Fabiana Zanquetta (Educação).

Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 29/01/2021 00:00:00

Publicado por: Imprensa