Brasão da cidade de São José do Rio Preto

Frente Parlamentar cobra divulgação da lista de vacinados contra Covid-19

Objetivo é investigar denúncias de que haveria "fura-fila" entre os vacinados; vereadores querem saber ainda se idosos em instituições como Renascer e Apae foram vacinados
Visualize fotos

Diante de informações de que poderia estar ocorrendo casos de "fura-fila" da vacina em São José do Rio Preto, vereadores que integram o eixo Saúde da Frente Parlamentar de Combate à Covid-19 se reuniram na tarde desta segunda-feira e decidiram cobrar da Secretaria de Saúde a divulgação de lista com os nomes de todos os vacinados na cidade.

De acordo com nota emitida pela Secretaria de Saúde, até a última sexta-feira (29/01) 8.030 pessoas já foram imunizadas com a primeira dose contra a Covid-19. Foram aplicadas 1.009 doses em idosos institucionalizados, 929 doses em trabalhadores dos Institutos de Longa Permanência, 6.092 doses em trabalhadores da saúde das redes públicas e privada.

"Se a lista existe, os hospitais fazem a lista, os diretores assinam, estamos propondo que seja divulgada. Em nome da transparência e para garantir que a vacina chegue em quem realmente precisa e seguindo os critérios do Ministério da Saúde", disse a vereadora Karina Caroline (Republicanos), que coordena o eixo Saúde. Participaram ainda da reunião o presidente da Câmara e da Frente Parlamentar, Pedro Roberto (Patrota) e os vereadores Bruno Marinho (Patriota), Bruno Moura (PSDB) e Robson Ricci (Republicanos).

A cobrança da divulgação da lista será feita por meio de ofício assinado por todos os vereadores que integram o eixo Saúde da Frente Parlamentar. "A ideia é que haja a maior transparência possível, que a vacina chegue para as pessoas que precisam, que estão na linha de frente", disse o presidente da Câmara. O eixo Saúde aguarda também resposta dos diretores da Santa Casa e Hospital de Base, convidados a vir à Câmara falar sobre as ações de combate à pandemia e a situação dos hospitais.

Idosos especiais

Durante a reunião, o vereador Robson Ricci levantou questionamento a respeito das entidades que prestam atendimento a pessoas idosas especiais, como Associação Renascer e Apae. "Algumas dessas pessoas têm mais de 60 anos e são do grupo de risco. Precisam ser vacinadas", disse Ricci, que pretende cobrar essa informação da Secretaria de Saúde. Na nota divulgada nesta segunda-feira com o balanço dos vacinados, a Saúde informa apenas que foram vacinados idosos em Instituições de Longa Permanência.

Comunicação/Câmara Municipal




Publicado em: 01/02/2020 00:00:00

Publicado por: Imprensa