Sessão tem homenagem a jovens atletas rio-pretenses
[05/11/2024]
Os vereadores de Rio Preto realizaram nesta terça-feira (05/11) a 42ª Sessão Ordinária de 2024. Passaram por análise no Plenário seis propostas. Projeto de Resolução de autoria do vereador Renato Pupo (Avante) que disciplina o procedimento de apreciação de requerimentos de votação de Secretários Municipais pelos vereadores, foi aprovado na legalidade. As demais propostas em pauta tiveram pedidos de vista e foram adiadas.
Projeto de Resolução de Pedro Roberto (Republicanos), que institui a Comissão Permanente da Região Metropolitana de São José do Rio Preto no regimento interno, teve pedido de vista por uma sessão, solicitada pelo próprio autor.
Projeto de lei complementar de autoria do vereador João Paulo Rillo (Psol), que altera a lei que institui o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do município, das Autarquias, Empresas e Fundações Públicas para estabelecer horário especial aos servidores com deficiência, teve pedido de vista por duas sessões acatado.
Três projetos de Lei em primeira discussão, de autoria do vereador Jean Dornelas (MDB), tiveram pedido de vista por 10 sessões: para implantação de transporte especial por parte dos condomínios e associações de moradores de bairros residenciais fechados no município, para implantação de veículos movidos a energia elétrica no próximo contrato de transporte público coletivo no município e o que obriga o fornecimento de água potável de forma gratuita por parte de empresas ou entidades privadas que realizem shows e eventos considerados de grande porte na cidade.
Os projetos com pedido de vista devem ser reavaliados pelos vereadores e podem retornar à pauta de votações em sessão ordinária depois do prazo solicitado, a critério do presidente da Câmara.
ATLETAS SÃO HOMENAGEADOS
Durante a sessão, os vereadores aprovaram Moção de Aplausos de autoria do vereador Pedro Roberto (Republicanos) ao professor sansei Rodrigo Luis Fernandes da Silva, do projeto social Lothus, por levar atletas para competir no Mundial de Karatê e serem premiados no Mundial Argentina.
Os atletas presentes na sessão foram chamados ao Plenário para a entrega de certificados.
O Campeonato Mundial foi realizado na Argentina pela Federação IMAT (International Material Arts Tour), com a participação de 14 países e cerca de três mil atletas. Foram para Argentina três atletas que participaram de seis categorias, sendo campeões em quatro e vice-campeões em duas, colocando a escola "LOTHUS" no Ranking Internacional de qualidade técnica. Foram medalhistas os seguintes atletas: - Bernardo Passone, Ouro/ Kata e Ouro/ Kumite - Pedro Gobbi, Ouro/ Kata e Prata/ Kumite - Yuri Figueiredo, Prata/ Kata e Prata/ Kumite Para irem à Argentina, os pais dos atletas realizaram diversas campanhas sociais para arrecadação de recursos financeiros, doação solidária, patrocínio de Pessoas Físicas e Jurídicas.
Os atletas, pré-adolescentes, treinam nas dependências da Paróquia Nossa Senhora das Lágrimas, no bairro Jaguaré, administrada pelo padre Paulo Castro. O projeto social Lothus é desenvolvido nas comunidades carentes há três anos em São José do Rio Preto, instruindo Karatê, com ênfase em melhorias disciplinares em comportamento, desenvolvimento positivo na área escolar e aprimoramento em Saúde Física e Emocional. A Lothus está presente nos bairros João Paulo II, Jaguaré, Solidariedade, Lealdade. Ao todo são 210 crianças e adolescentes, tendo foco em famílias em situação de vulnerabilidade social, especialmente por levar conhecimento, determinação e disciplina às crianças e adolescentes dos bairros mais necessitados de ação social em nossa cidade, agora conhecidos na América Latina e no mundo.
Comunicação / Câmara Municipal