Reunião debate problemas na área da saúde

O secretário municipal de Saúde, André Baitello, prestou esclarecimentos às comissões permanentes de Saúde e Cidadania da Câmara
Reunião debate problemas na área da saúde

Reunião foi realizada no Auditório da Câmara

[17.05.2023]

As comissões permanentes de Saúde e de Cidadania da Câmara de São José do Rio Preto realizaram reunião nesta quarta-feira (17.05) para debater questões relacionadas ao setor da saúde no município, com participação do secretário municipal de saúde, André Baitello.

Estiveram presentes os vereadores Celso Peixão (MDB), presidente da Comissão de Saúde, João Paulo Rillo (Psol), presidente da Comissão de ^Defesa da Cidadania e Anderson Branco (PL), membro, além dos vereadores Bruno Marinho (Patriota) e Robson Ricci (Republicanos) e o promotor de justiça Carlos Romani.

Uma das questões abordadas foi a situação da UPA Norte. Munícipes que são usuários da unidade de pronto atendimento reclamam sobre a estrutura do local. De acordo com os vereadores, há problemas como superlotação, demora no atendimento, falta de manutenção no prédio e ausência de ar condicionado.

O secretário afirmou que há projeto para a reforma da UPA, mas a secretaria não tem verbas disponíveis no momento para as melhorias, que podem chegar a um custo de R$10 milhões. “É uma de nossas prioridades, por se tratar de uma unidade que realiza cerca de 18 mil atendimentos por mês. A curto prazo, não temos recurso disponível, mas estamos trabalhando para isso”, declarou Baitello.

Em relação a comentários sobre possível terceirização da UPA, o secretário negou a informação. No local, cuja gestão é realizada pelo município, atuam servidores estatutários da Prefeitura Municipal e profissionais terceirizados pela Funfarme. Entre os problemas apontados durante a reunião, estão reclamações de profissionais da saúde contratados por meio do convênio com a Fundação, que alegam atrasos nos reajustes dos salários. Baitello disse desconhecer essas informações. Os representantes da Fundação, convidados para a reunião, não compareceram.

Sobre a demora no atendimento das UPAs em Rio Preto, o secretário ressaltou que é realizada a triagem de pacientes por classificação de risco e, aqueles em casos mais graves, são atendidos prontamente. Uma das soluções apontadas para amenizar o tempo de espera é estender o horário de atendimento de Unidades Básicas de Saúde próximas às UPAs até às 20h, ideia que ainda está em planejamento. Além disso, a secretaria está apostando na formação de médicos da família para compensar a falta de pediatras nas unidades de saúde.

Representando o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, a profissional da saúde Graziele Matias falou sobre a necessidade de se cuidar da saúde mental dos servidores. “É preciso dar uma atenção maior a essa questão, porque nossos colegas estão adoecendo”, afirmou.

O promotor Carlos Romani afirmou que será criado no Ministério Público uma promotoria regional de saúde, iniciando os trabalhos com um grupo relacionado à saúde mental. “Estamos montando um plano de atuação regional para os próximos anos”, reforçou.

Comunicação / Câmara Municipal