Documento estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano.
16 de outubro de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara
A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara de Rio Preto realizou audiência pública nesta quinta-feira, 16 de outubro, para debater o projeto da Lei Orçamentária Anual para 2026, documento que estima a receita e fixa a despesa do município para o próximo ano.
O vereador Alex de Carvalho (PSB), presidente da Comissão, comandou a audiência. Também estiveram presentes os vereadores Alexandre Montenegro (PL), Pedro Roberto (Republicanos) e Abner Tofanelli (PSB).
O vereador Abner Tofanelli afirmou que há necessidade de remanejamento de parte do orçamento para áreas como a cultura e o meio ambiente. Alexandre Montenegro falou sobre preocupação com os setores da causa animal, segurança pública e cultura e criticou os gastos em áreas como a Comunicação Social.
O vereador Pedro Roberto sugeriu nova reunião com a participação de secretários municipais, para esclarecimento de parte dos investimentos que devem ser feitos pelo Poder Executivo.
Rodolfo Neugebauer, conselheiro da Aama, falou sobre investimentos em cooperativas de reciclagem e campanhas para a separação de resíduos e também sobre a mobilidade urbana, com necessidade de realização de estudos para melhorar o deslocamento dos munícipes.
Décio de Mello, diretor da Aama, falou sobre as perspectivas para o meio ambiente daqui a 20 anos e os riscos para a saúde pública com o aumento da temperatura e redução da umidade.
Pai Chico, representando a Casa Afro, pediu atenção para projetos da entidade. O advogado e assessor parlamentar Ailton Bertoni informou sobre a possibilidade de remanejamento de recursos para adequações no orçamento.
Os vereadores reforçaram que os munícipes devem fazer sugestões e observações antes da votação do projeto que define a Lei Orçamentária, lembrando que o Poder Legislativo pode sugerir emendas às propostas do Poder Executivo.
A Câmara disponibilizou ferramenta virtual para que cidadãos, entidades e associações possam fazer as indicações para a LOA. A ferramenta foi disponibilizada para facilitar a comunicação entre o Legislativo e a sociedade. O formulário para receber as sugestões pode ser acessado aqui.
O formulário virtual estará disponível para recebimento de sugestões até o dia 28 de outubro. As sugestões recebidas serão encaminhadas a todos os vereadores e para a Comissão de Finanças e Orçamento, que se acatarem as indicações, podem apresentar emendas que serão incorporadas à Lei Orçamentária.
O Poder Executivo também receberá uma cópia do relatório com as recomendações e propostas dos munícipes. A LOA deve ser votada até o final de novembro.
A Comissão Permanente de Cultura da Câmara de São José do Rio Preto, presidida pelo vereador Abner Tofanelli (PSB), realizou audiência pública para...
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram nove dos dez projetos que estavam na pauta da 37ª sessão ordinária de 2025. Quatro dos projetos fo...
Publicado em: 16 de outubro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37