Evento com o tema População em Situação de Rua e Violência Urbana acabou sendo palco para reclamações de moradores da Boa Vista, local em que novo Centro Pop pode ser instalado
21 de maio de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara
A Comissão Permanente de Direitos Humanos da Câmara Municipal de São José do Rio Preto realizou na tarde desta quarta-feira (21/05), no Plenário do Poder Legislativo, audiência pública com o secretário de Assistência Social Frederico Izidoro para tratar sobre assuntos gerais da pasta comandada por ele, sobretudo os moradores em situação de rua e violência urbana: como proteger a população e garantir os Direitos Humanos.
A galeria do Plenário estava lotada de munícipes, sobretudo moradores do Boa Vista que queriam informações sobre a possível transferência do Centro Pop para o bairro, em terreno ao lado do Ambulatório de Doenças Crônicas Transmissíveis, na rua do Rosário.
O comando da audiência foi do presidente da Comissão de Direitos Humanos, o vereador Jonathan Santos (Republicanos). Os vereadores Odélio Chaves (Podemos) e Felipe Alcalá (PL), membros da Comissão também compuseram a mesa. Que também contou com a presença do secretário Frederico, do defensor Público Júlio Tanone e do promotor de Justiça Sérgio Clementino.
O secretário de Assistência Social começou sua fala explicando o contexto social em que hoje Rio Preto se encontra, dando um panorama do atendimento da pasta aos moradores em situação de rua. Em 2024 o Centro Pop, que atualmente fica embaixo do viaduto Jordão Reis, prestou 8,5 mil atendimentos. Neste ano já foram mais de 3 mil usos do equipamento público, que oferece alimentação, banho, corte de cabelo e outros serviços aos moradores em situação de rua. O secretário Frederico Izidoro foi categórico em afirmar que será preciso ampliar o espaço e que o local atual do Centro Pop não é o mais adequado por falta de área física.
O público participante da audiência que fez o uso da palavra foi unânime em refutar a ida do aparelho social para o bairro da Boa Vista. As justificativas foram medo de aumento da criminalidade, possível desvalorização dos imóveis, risco ao comércio local e até mesmo preocupação com a população idosa que mora no entorno do local proposto. Um representante do Comad – Conselho Municipal sobre Álcool e Outras Drogas, chegou a afirmar que a população em situação de rua estava sendo usada como moeda de troca entre interesses públicos e especulação imobiliária, já que circulam matérias jornalísticas do início do ano em que o Prefeito Fábio Candido afirma que a construção do novo Centro Pop na Boa Vista seria uma contrapartida de um grande grupo de mercado que está se instalando na área ao lado do viaduto Jordão Reis. “Querem limpar a área ao lado do mercado e ‘esconder’ os moradores de rua lá no nosso bairro”, disse uma munícipe.
Vários secretários municipais estiveram presentes na audiência, como os secretários de Segurança Pública; do Trabalho; da Saúde; de Cultura; de Habitação entre outras pastas. A participação dos vereadores também foi maciça, em suas falas todos se mostram preocupados com a situação do bairro e se mostraram à disposição para debater o assunto mais vezes com os representantes da Prefeitura e com os munícipes.
O secretário de Assistência Social afirmou que ainda não há nada decidido onde será construído o novo Centro Pop, mas ao mesmo tempo não descartou que pode ser instalado na Boa Vista.
A Comissão Permanente de Defesa da Cidadania realizou nesta quarta-feira (21/05) audiência pública para debater a possibilidade de alteração do zon...
A Ouvidoria da Câmara de São José do Rio Preto, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com outras ouvidorias municipais, realiza no dia 13...
Publicado em: 21 de maio de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.25