Dez vereadores assinaram requerimento para abertura da Comissão
11 de junho de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara
Foi protocolado nesta quarta-feira (11/06), na Diretoria Legislativa da Câmara Municipal, o requerimento para constituição de Comissão Especial de Inquérito (CEI) com finalidade de investigação de empresas terceirizadas que têm contrato com o município.
O requerimento é de autoria do vereador João Paulo Rillo (Psol) e tem, até o momento, assinatura de outros nove vereadores: Alexandre Montenegro (PL), Renato Pupo (Avante), Pedro Roberto Gomes (Republicanos), Jean Dornelas (MDB), Márcia Caldas (PL), Jorge Menezes (PSD), Abner Tofanelli (PSB), Felipe Alcalá (PL) e Jonathan Santos (PL).
Rillo será o presidente da CEI. Os membros da Comissão devem ser definidos por sorteio nas próximas semanas, após a leitura do documento em sessão ordinária.
A CEI tem como objetivo apurar denúncias de trabalhadores terceirizados sobre irregularidades nas empresas terceirizadas. Sonegação de direitos trabalhistas, como pagamentos irregulares de salários e demais benefícios devidos aos trabalhadores, atrasos constantes em pagamentos dos tíquetes e vale-alimentação são algumas das questões que devem ser analisadas.
O documento aponta ainda, que é grande a possibilidade de que as empresas com contratos vigentes deixem inúmeros empregados sem o pagamento das remunerações que são devidas, o que resulta em prejuízos ao erário e tumulto administrativo com a paralisação de serviços.
O requerimento para abertura da CEI reforça, ainda, que há denúncias de existência de funcionários fantasmas nos contratos com o município, em pelo menos duas empresas, WWS e GF, o que, além de desvios financeiros, indica uma ausência de fiscalização rigorosa dos contratos terceirizados.
“É dever da Câmara Municipal fiscalizar os atos administrativos do Poder Executivo e seus contratos, visando a integralidade dos recursos que os contribuintes pagam com muito sofrimento”, declara o autor na justificativa do requerimento.
O pedido de abertura da CEI traz, ainda, a questão do número excessivo de trabalhadores terceirizados em detrimento do número de servidores efetivos, o que implica em aumento do déficit atuarial da Riopretoprev, segundo o requerimento.
Entre os fatos apontados para investigação, constam, ainda, a falsificação de guias de encargos fiscais e trabalhistas, com objetivo de comprovar regularidade para recebimento de valores contratuais, e os baixos salários pagos aos funcionários, enquanto as empresas terceirizadas recebem altos valores.
Depois da escolha dos membros, a Comissão tem 120 dias úteis para finalização dos trabalhos, podendo ser prorrogada por igual tempo, mediante decisão do Plenário. A indicação de testemunhas para depoimentos ao presidente e membros da Comissão será realizada de acordo com o andamento da investigação.
O presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação Municipal de São José do Rio Preto (Atem), Fabiano de Jesus, assinou termo de posse nesta...
Em sessão solene realizada no dia 30 de julho, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto prestou homenagem ao ex-jogador de futebol Washington Lu...
Publicado em: 11 de junho de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.36