Câmara aprova projeto de parcerias público-privadas em 1º turno

Proposta que trata de PPPs no município é de autoria do Poder Executivo


15 de julho de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara


Durante a 26ª sessão ordinária do ano, realizada no dia 15 de julho, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, em primeira discussão, projeto do Poder Executivo que institui o Programa Municipal de Parcerias Público-Privadas (PPPs). De acordo com a matéria, o programa é destinado a promover, fomentar, coordenar, regular e fiscalizar a realização de parcerias entre a Prefeitura e o setor privado para realizar projetos e oferecer serviços. A medida vale no âmbito da Administração Pública Municipal Direta e Indireta.

Das oito emendas legislativas feitas ao projeto das PPPs, seis foram retiradas. Elas eram de autoria dos vereadores Renato Pupo (Avante), Jean Dornelas (MDB) e Paulo Pauléra (Progressistas). João Paulo Rillo (Psol) também era autor de duas emendas. Ao serem submetidas ao Plenário, ambas foram rejeitadas. Elas restringiam as PPPs à Administração Direta. Novas emendas podem ser apresentadas à matéria até que o projeto seja votado em segundo turno.

Ainda de autoria do Executivo, recebeu parecer favorável, em segunda discussão, projeto que trata da reestruturação do Fumdema, o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente. A proposta cria um Comitê de Apoio à Gestão do Fundo, composto pelo secretário municipal de Meio Ambiente, por três representantes indicados pelo Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e por um representante indicado pela Secretaria Municipal da Fazenda, tendo caráter deliberativo, sendo responsável pela aprovação dos projetos e ações. Emenda do vereador João Paulo Rillo - que buscava garantir que o comitê seguisse as deliberações de órgão superior, no caso o Condema – foi rejeitada.

Também em segunda discussão, os parlamentares acataram os projetos de emenda à Lei Orgânica do Município e de Resolução que estabelecem o retorno do recesso de julho no Legislativo rio-pretense. De acordo com as propostas, os recessos na Câmara serão entre os dias 20 de dezembro e 31 de janeiro e entre 11 e 31 de julho. O recesso suspende apenas a realização de sessões legislativas. Departamentos, gabinetes, serviços administrativos e atendimento ao público seguem funcionando normalmente. O autor das propostas que modificaram o período de recesso é do vereador Jean Dornelas (MDB). De acordo com o parlamentar, a proposta visa atender à necessidade de melhor organização interna, especialmente no que tange à tramitação, conferência e consolidação das proposituras legislativas nos setores administrativos da Casa de Leis, permitindo a elaboração, em tempo hábil, dos livros oficiais, atas e demais documentos institucionais que compõem o acervo legislativo.

Proposta do Executivo que abre no Orçamento Fiscal do Município um crédito adicional especial no valor de R$ 70 mil, para adequações ao orçamento da RioPretoPrev, também recebeu parecer favorável. A matéria constava na pauta em segunda discussão.

Já em primeiro turno, os parlamentares acataram projeto de lei de João Paulo Rillo. A matéria inclui o “FestAxé” no calendário oficial do município. Esse evento promove o encontro de casas de matriz afro-brasileira, com o objetivo informar e romper com estereótipos discriminatórios.

Adiado

Foi adiada por uma sessão a análise do projeto do Executivo que autoriza o descarte de materiais bibliográficos que não atendam mais às necessidades dos usuários da Biblioteca Pública Municipal Dr. Fernando Costa A proposta aponta o descarte de livros com conteúdo obsoleto, desatualizado, que podem ser substituídos por edições mais recentes, além de materiais deteriorados e em mau estado de conservação. O pedido de vista foi feito pelo vereador Abner Tofanelli (PSB).

Participação popular

No momento Tribuna Livre, a advogada Claudionora Elis Tobias, presidente do Conselho Municipal Afro, falou sobre a 3ª Marcha da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, que será realizada no dia 19 de julho, a partir das 9 horas, saindo da Praça Rui Barbosa, centro de Rio Preto. A marcha e um seminário (que vai reunir mulheres ativistas no 18 de julho, na Unesp) fazem parte da agenda de atividades alusivas ao Dia Internacional da Mulher da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. “Estamos aqui resistindo e demonstrando a importância de continuar todo esse movimento.” 

Quem também usou a tribuna no espaço aberto à participação popular foi o conselheiro tutelar Breno Santos Aragon, que falou sobre os 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “O ECA é um arcabouço legal de proteção à criança e ao adolescente. Ele é um marco por trazer a criança e o adolescente como sujeitos de direitos.”


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova Plano Plurianual 2026-2029

Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...


Vereadores aprovam prazo de 30 dias para realização de mamografia na rede municipal de saúde

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!