Câmara vota reestruturação do Fumdema e projeto de proteção animal

Propostas serão analisadas durante a 28ª sessão ordinária de 2024


26 de julho de 2024 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto realiza na próxima terça-feira (30/7), às 14 horas, a 28ª Sessão Ordinária de 2024. A Ordem do Dia traz sete projetos de lei que serão analisados pelos vereadores.

De autoria do Executivo, a pauta lista a proposta que reestrutura o Fundo Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Fumdema). A matéria será votada em primeiro turno. Entre as mudanças, o projeto estabelece que o Fundo será gerido pelo secretário municipal de Meio Ambiente, sendo auxiliado pelo Comitê de Apoio à Gestão do Fundo e pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema). Pela lei atual, o Fumdema deve ser gerido por um conselho gestor e o ordenamento de despesas fica a cargo do presidente desse conselho.

Na sequência, os parlamentares analisam mais três projetos do Executivo, em primeiro turno. As propostas desafetam imóveis:

-o projeto de lei 124/24 refere-se a uma área pública localizada no loteamento Rios di Spagna, imóvel que integrará o sistema viário do Município;

-o projeto de lei 126/24 desafeta o uso de imóvel público para integração ao patrimônio do município e autoriza a sua alienação por meio de processo licitatório de área institucional, situada no empreendimento Conjunto Caic Guiomar Assad Calil;

-e o projeto de lei 127/4 autoriza o município a alienar, mediante doação à Fazenda Pública do Estado de São Paulo, imóvel de sua propriedade situado no Jardim São Marco, para ampliação e construção de auditório na escola estadual Dinorath do Valle.

A pauta da 28ª sessão conta ainda com três projetos de autoria do Legislativo. Em segunda discussão, será votada a proposta que visa garantir o fornecimento de alimentos e água a animais comunitários ou abandonados. Pela medida, fica expressamente proibido barrar, por qualquer meio, a oferta de alimentação ou a assistência médico-veterinária a animais domésticos comunitários ou que estejam em situação de rua. Com isso, não é permitido remover ou destruir utensílios usados para acomodar alimentos e impedir que voluntários levem assistência básica a animais. A proposta prevê advertência e multa a quem não respeitar os itens da norma.

Em regime de urgência, quando o mérito e a legalidade são analisados em única sessão, os vereadores votam o projeto 135/24, que inclui no calendário oficial do município o Dia de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, no dia 27 de julho.

Finalizando a pauta, a Ordem do Dia traz, em primeira discussão, a proposta que exige atestado de antecedentes criminais de trabalhadores que atuam em instituições sociais voltadas ao atendimento de crianças e adolescentes. A medida vale para entidades públicas e privadas que recebam recursos públicos.

A sessão começa às 14 horas e a TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 4 NET/Claro, pelo canal 28.2 em sinal aberto, site do Legislativo (www.riopreto.sp.leg.br) e Youtube (www.youtube.com/tvcamarariopreto).

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara analisa criação de política municipal de cuidado para pessoas com disfunção do trato urinário

Os vereadores de São José do Rio Preto realizam, nesta terça-feira (04/11), a 40ª Sessão Ordinária de 2025, a partir das 9 horas da manhã. Entre as...


Comissão de Obras debate proposta de mudança no Plano Diretor

A Comissão Permanente de Obras da Câmara de São José do Rio Preto realizou, no dia 31 de outubro de 2025, audiência pública para discussão do proje...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!