CEV da Habitação apresenta relatório final dos trabalhos

O vereador Renato Pupo (PSD), relator da CEV, fez a leitura do relatório final durante sessão ordinária da Câmara


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

[05/10/2016]

A Comissão Especial de Vereadores criada para realizar estudos sobre critérios e formas de realização do sorteio de casas do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal, apresentou o relatório final dos trabalhos durante a sessão ordinária da última terça-feira (05/10).

A chamada CEV da Habitação foi composta em novembro de 2015 e teve como presidente o vereador Marco Rillo (PT), autor do requerimento, Renato Pupo (PSD) como relator e Jean Charles Serbeto (PMDB), Alessandra Trigo (PSDB) e Carlão dos Santos (SD) como membros.

A Comissão foi instaurada diante de possíveis falhas no processo de seleção dos contemplados com casas do programa habitacional. Para isso, foram solicitados diversos documentos e esclarecimentos à Empresa Municipal de Construções Populares (EMCOP), Caixa Econômica Federal e secretaria municipal de Assistência Social.

Além disso, foram realizadas oitivas com munícipes que participaram do processo de seleção, o presidente José Antonio Basílio e funcionários da EMCOP, a secretária da Assistência Helena Marangoni, entre outras reuniões realizadas com o objetivo de esclarecer dúvidas pertinentes à seleção.

Entre as conclusões, os membros da CEV apontam que o programa é insuficiente para atender à demanda da cidade, a sistemática adotada gera sensação de injustiça entre os participantes e que “parece ter havido exploração política com a entrega das casas, por parte da EMCOP”.

Este último apontamento diz respeito a supostas reuniões realizadas na sede da empresa municipal com possíveis contemplados, em dias anteriores à realização de sorteio no Centro Regional de Eventos.

Por fim, os membros da CEV sugerem que haja diálogo entre o Poder Legislativo e Conselho Municipal de Habitação; alterações na Portaria do Ministério das Cidades que indicam os critérios para a seleção; e instauração de Comissão Processante para investigar possíveis irregularidades na EMCOP, que poderão caracterizar infração político-administrativa do prefeito municipal Valdomiro Lopes.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Sessão extra é encerrada por falta de quórum em plenário

A 3ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de São José do Rio Preto foi encerrada por falta de quórum em plenário, que foi esvaziado pela maior...


Audiência pública debate realocação do Centro Pop

A realocação do Centro Pop foi tema de audiência pública realizada no Plenário da Câmara de São José do Rio Preto na noite desta quarta-feira, dia...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!