Audiência pública realizada na Câmara Municipal discutiu e coletou sugestões para o projeto de lei que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o ano que vem
19 de maio de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara
A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara realizou nesta segunda-feira (19/05), às 18h30, no Plenário do Poder Legislativo, audiência pública para discutir e coletar sugestões para o projeto de lei nº 109 de 2025 que dispões sobre as diretrizes orçamentárias (LDO) para 2026.
Esta Lei estabelece, nos termos do art. 165, $ 2º, da Constituição Federal, as diretrizes orçamentárias da Administração Pública Municipal Direta e Indireta, para o exercício financeiro de 2026 e orientações para elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A LOA (Lei Orçamentária Anual) é o instrumento de planejamento de curto prazo (1 ano) utilizado pelos municípios com objetivo de gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro.
O principal objetivo desta audiência foi demonstrar como e onde será empregado o dinheiro do cidadão, bem como receber sugestões que ajudam o município a tomar decisões sobre o assunto.
O orçamento de Rio Preto para 2026 está previsto em R$ 3,8 bilhões, valor que deve ser recalculado em agosto, durante a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA).
A Comissão Permanente de Finanças e Orçamento da Câmara é presidida pelo vereador Alex Carvalho (PSB), que comandou a audiência. Também acompanharam a audiência os vereadores Abner Tofanelli (PSB), Pedro Roberto (Republicanos) e Tadeu de Lima (União Brasil).
Não houve participação popular, nenhum munícipe participou da audiência. Mas o vereador Alex Carvelho lembrou que os interessados em apresentar propostas para a LOA podem procurar os vereadores em seus gabinetes e propor sugestões a respeito da educação; da saúde; de projetos para portadores do TEA, Transtorno do Espectro Autista; e para o meio ambiente, entre outros temas.
A audiência teve a transmissão ao vivo pela TV Câmara, canal 4 da Net/Claro, 28.2 em sinal aberto, pelo site da Câmara e pelas redes sociais do Legislativo - Youtube e Facebook.
Ferramenta virtual
 A Câmara Municipal de São José do Rio Preto disponibilizou ferramenta virtual para que cidadãos, entidades e associações possam fazer sugestões e indicações para a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026.
A ferramenta foi disponibilizada para facilitar a comunicação entre o Legislativo e a sociedade. O formulário para receber as sugestões pode ser acessado aqui.
O formulário virtual estará disponível para recebimento de sugestões até o dia 01º de junho. Todas as sugestões recebidas serão encaminhadas a todos os vereadores e para a Comissão de Finanças e Orçamento, que se acatarem as indicações, podem apresentar emendas que serão incorporadas à LDO.
Trâmite
As emendas na LDO devem ser apresentadas até o dia 05 de junho, e a peça orçamentária deve ser votada até o final de junho. Até o final de setembro a Prefeitura deve enviar a LOA, que é a Lei Orçamentária Anual, para a Câmara Municipal. A LOA precisa ser votada até o final do ano de 2025.
Comunicação/Câmara Municipal
Durante as sessões extraordinárias realizadas na quinta-feira, dia 30 de outubro, a 12ª e a 13ª do ano, os vereadores de São José do Rio Preto apro...
Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram dois dos sete projetos que estavam na pauta da 39ª sessão ordinária de 2025. Ambos em regime de ur...
Publicado em: 19 de maio de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.37