A Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo fará uso da Tribuna Livre na 17ª Sessão Ordinária.
Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara
O Projeto nº 14/13 será analisado pelos vereadores em Sessão Ordinária, em data a ser definida. Segundo a propositura, a Procuradoria deverá ser constituída de uma Procuradora, escolhida entre as parlamentares, no início de cada legislatura, pela Bancada Feminina da Câmara Municipal, nos cinco dias úteis que se seguirem à eleição da Mesa Diretora.
Fica a cargo da Procuradora Especial da Mulher sugerir à Mesa Diretora a criação de estrutura necessária para fazer frente a todas as necessidades para implementação da Procuradoria.
Entre os objetivos do projeto, estão a defesa dos direitos das mulheres; receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes as denúncias de violência e discriminação contra a mulher; fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem a promoção de igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas de âmbito regional ou estadual.
A Procuradoria deve, ainda, cooperar com organismos municipais, estaduais, nacionais e internacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres, promover audiências públicas, pesquisas e estudos sobre violência e discriminação contra a mulher, bem como sobre a participação política da mulher, e auxiliar as Comissões da Câmara Municipal de Rio Preto na discussão de proposições que tenham no mérito direito relativo à mulher ou família.
“As mulheres já conquistaram muitos avanços na luta pela igualdade entre os gêneros. Mas é no campo político que estamos hoje buscando uma maior participação”, afirma Celi. A vereadora lembra que, apesar de uma mulher ocupar o cargo mais importante do País, as mulheres são minoria em todas as esferas dos três poderes. “No Congresso Nacional, são 45 deputadas de 513, e 12 senadoras de 81, eleitas em 2010. Em todo Brasil, são 7.468 vereadoras e 663 prefeitas”, aponta.
“Consideramos importante que esta Casa crie a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal de São José do Rio Preto, para assim contribuir com os avanços necessários à tão sonhada igualdade social desejada por homens e mulheres”, conclui Celi.
Comunicação / Câmara Municipal
A 3ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de São José do Rio Preto foi encerrada por falta de quórum em plenário, que foi esvaziado pela maior...
A realocação do Centro Pop foi tema de audiência pública realizada no Plenário da Câmara de São José do Rio Preto na noite desta quarta-feira, dia...
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.25