Pauléra critica decreto de Doria e pede flexibilidade para Rio Preto

Presidente da Câmara considera que números da Saúde poderiam colocar Rio Preto na "faixa amarela" do Estado e autorizar abertura controlada de atividades como salões de beleza, academias, bares e restaurantes; na "faixa laranja", Rio Preto só pode autorizar abertura de comércio em geral


29 de maio de 2020 - Categoria: Notícias da Câmara


O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (Progressistas), participou na tarde desta sexta-feira (29) de reunião no Executivo com o prefeito Edinho Araújo (MDB) e membros do Comitê de Enfrentamento à Pandemia ao Coronavírus, em que ficou decidida a flexibilização de parte do comércio da cidade a partir de segunda-feira, dia 1 de junho.

De acordo com o decreto do Estado de São Paulo, ao ser enquadrada na fase 2, cor laranja, Rio Preto pode autorizar apenas o funcionamento do comércio, além dos serviços essenciais que já estavam em funcionamento. Situação que não agradou o presidente da Câmara. "Rio Preto está numa situação diferenciada, com leitos vazios, casos controlados e sistema de saúde estruturado. Não entendemos porque fomos enquadrados no laranja, tínhamos de estar no amarelo", afirmou Pauléra, que defende a reabertura gradual e segura de salões de beleza, academias, bares e restaurantes - atividades ainda vetadas pelo Estado em cidades na fase 2 (caso de Rio Preto).

"São pequenos empresários, que atendem individualmente, não tem motivo para não poderem trabalhar", diz Pauléra, sobre salões de beleza, manicures e cabeleireiros. Sobre bares e restaurantes, o presidente da Câmara considera que, se houver regras claras, como higiene e distanciamento social, poderiam ser autorizados a funcionar em horários reduzidos. "Vamos continuar fazendo gestão política junto ao Estado para reverter essa situação."

No pronunciamento desta sexta-feira, o secretário de Saúde, Aldenis Borin, disse que "durante a semana toda estaremos analisando esses dados com mais clareza para que, daqui 7 dias, possamos estudar flexibilização maior para a cidade. Pelo decreto podemos flexibilizar a cada 14 dias."

Borim disse ainda que "iremos, inicialmente, abrir shoppings center, galerias e estabelecimentos congêneres, taxa de 20% e 4 horas. Flexibilizar comércio, capacidade de 20% e 4 horas de funcionamento. Serviços, capacidade de 20% e horário reduzido para 4 horas. Demais serviços essenciais continuam como estão."

O secretário de Saúde disse que no domingo ou na segunda será publicado decreto municipal estabelecendo as regras e critérios para funcionamento do comércio. "Iremos estudar o regramento dessas atividades. Temos de adaptar nosso plano com o do Estado e será publicado domingo ou segunda-feira o regramento para cada estabelecimento."

Borim afirmou ainda que vai "lutar insistentemente para chegar na faixa amarela. Shopping que funciona 4 horas com capacidade de 20% poderá ter capacidade de 40% e trabalhar 6 horas. Esses regramentos todos não foram feitos pelo município. Nosso plano tem de se adequar aos regramentos do Estado. Espero que números permaneçam como estão e que na próxima live a gente possa estar na fase amarela."

ATUALIZAÇÂO 18h05 - Prefeitura publicou decreto:

DECRETO Nº 18.611 DE 29 DE MAIO DE 2020.

Dispõe sobre a implementação, no âmbito deste Município, do Plano São Paulo instituído pelo Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020; altera o prazo fixado no art. 4º do Decreto nº 18.571, de 24 de março de 2020 e dá outras providências.

PREFEITO EDINHO ARAÚJO, do Município de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais e nos termos do artigo 64, itens VI e XXXVI da Lei Orgânica do Município, e Considerando o Decreto Estadual nº 64.994, de 28 de maio de 2020, que estendeu até 15 de junho de 2020 a vigência da quarentena instituída pelo Decreto nº 64.881, de 22 de março de 2020 e instituiu o Plano São Paulo para retomada consciente e faseada da economia; Considerando o interesse público local;

D E C R E T A:

Art. 1º - É estendido até 15 de junho de 2020 o prazo fixado no caput do artigo 4º do Decreto nº 18.571, de 24 de março de 2020, com a redação dada pelo Decreto nº 18.586, de 15 de abril de 2020, bem como o prazo previsto no art. 1º do Decreto nº 18.575, de 26 de março de 2020.

Art. 2º - Fica revogada a suspensão da cobrança do estacionamento rotativo para veículos nas vias e logradouros públicos, instituída nos termos do Decreto nº 18.293, de 25 de abril de 2019, cuja administração, gerenciamento e fiscalização é exercida pela Empresa Municipal de Urbanismo de São José do Rio Preto – EMURB.

Art. 3º - Ficam autorizadas o funcionamento e atendimento presencial das atividades e serviços não essenciais descritos no Anexo I e nas condições nele estabelecidas, em compatibilidade com o Decreto nº 64.994, de 28 de maio de 2020 do Estado de São Paulo.

Art. 4º - Fica revogado o Decreto nº 18.572, de 24 de março de 2020.

Art. 5º - Este decreto entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º de junho de 2020.

Paço Municipal “Dr. Lotf João Bassit”, 29 de maio de 2020, 168º Ano de Fundação e 126º Ano de Emancipação Política de São José do Rio Preto.

PREFEITO EDINHO ARAÚJO

DR. ALDENIS BORIN SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE

ADILSON VEDRONI PROCURADOR-GERAL DO MUNICÍPIO

Registrado no Livro de Decretos e, em seguida publicado por afixação na mesma data e local de costume e, pela Imprensa Local.

ANEXO I A que se refere o art. 3º do Decreto nº 18.611, de 29 de maio de 2020 “Shopping center”, galerias e estabelecimentos congêneres - Capacidade 20% limitada; - Horário reduzido de 4 horas seguidas, sendo das 15 às 19 horas; - Proibição de praças de alimentação; e - Adoção de protocolos padrões e setoriais específicos.

Comércio - Capacidade 20% limitada; - Horário reduzido de 4 horas seguidas, sendo das 09 às 13 horas; e - Adoção de protocolos padrões e setoriais específicos. Serviços - Capacidade 20% limitada; - Horário reduzido de 4 horas seguidas, sendo das 10 às 14 horas; e - Adoção de protocolos padrões e setoriais específicos.

Comunicação/Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores aprovam cinco projetos na 17ª sessão

Durante a 17ª sessão ordinária, realizada no dia 13 de maio, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram cinco projetos de lei. Além dos temas...


Câmara instala CEI para investigar furto de fios

A câmara de São José do Rio Preto instalou Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar furtos de fios e cabos no município, assim como o f...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!