Câmara analisa sete propostas na 19ª sessão ordinária

Cumprimento de contratos públicos durante período de pandemia e atendimento presencial no comércio estarão entre os temas debatidos


19 de junho de 2020 - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

A Câmara de Rio Preto realiza na terça-feira, dia 23 de junho, a 19ª sessão ordinária de 2020. A pauta de votações conta com sete itens. O primeiro é um projeto de lei complementar do Poder Executivo, que traz mudanças na forma de indicação dos membros e de eleição para o Conselho Municipal de Previdência e Conselho Fiscal da RiopretoPrev, o Regime de Previdência Social do município. De acordo com a Prefeitura, a medida visa atender orientações prescritas pelo Manual de Modernização e Gestão de Regimes Próprios de Previdência.

Na sequência, o Plenário analisa seis projetos de lei de autoria do Poder Legislativo. Da vereadora Cláudia de Giuli (MDB) tem a proposta que proíbe a distribuição de animais vivos a título de brinde, promoção ou sorteio em eventos públicos e privados. A medida busca barrar que estabelecimentos realizem, em épocas comemorativas, a distribuição, por exemplo, de peixes, coelhos e filhotes de aves. A matéria será analisada em segunda discussão.

Também em segundo turno, a Câmara discute projeto do vereador Zé da Academia (Patriota). A medida determina que supermercados, hipermercados e estabelecimentos comerciais semelhantes mantenham funcionários capacitados para auxiliar pessoas com deficiência visual a efetuar compras.

Já em primeira discussão, o Plenário analisa proposta do vereador Anderson Branco (PL). A matéria propõe mudança na lei que trata do transporte coletivo escolar no município. A medida eleva para 20 anos o prazo máximo de fabricação para os veículos que são usados nesse tipo de serviço. Na justificativa, o vereador aponta que, com o passar dos anos, os veículos destinados ao transporte escolar adquiriram novas tecnologias, maior segurança e conforto, possibilitando maior tempo na sua destinação.

De Jorge Menezes (PSD), os vereadores deliberam sobre proposta que do licenciamento de atividades econômicas temporárias, como exposições e feiras. Entre as mudanças sugeridas, está o estabelecimento de um prazo de 30 dias de antecedência para que os organizadores informem os órgãos regulamentadores das classes sindicais patronais e associações comercias sobre o evento. Atualmente, esse prazo é de 90 dias. Para Menezes, o prazo atual é longo e inviabiliza a realização de feiras no município. Esse projeto será votado em primeira discussão.

Também em primeiro turno, a pauta da 19ª sessão traz matéria de autoria do vereador José Carlos Marinho (Patriota). A medida se relaciona com funcionamento do comércio em tempos de calamidade pública ocasionada pelo Covid-19. O projeto autoriza o atendimento presencial nas dependências internas e a liberação de consumo nos estabelecimentos comerciais. A proposta determina que será preciso respeitar o distanciamento de um metro e meio entre as pessoas, oferecimento de álcool gel, entre outras normas sanitárias.

E finalizando a pauta, os vereadores analisam a legalidade do projeto de Celso Peixão (MDB). A medida estabelece que administração pública direta e indireta deverão manter a integralidade dos contratos, assim como os pagamentos, para as empresas ou empregados contratados, mesmo que haja redução dos serviços prestados por força do estado de calamidade pública e medidas de combate ao Covid-19. Para Peixão, assegurar esses contratos é uma forma de preservar emprego e renda de inúmeros trabalhadores.

A sessão, que começa às 17 horas, é transmitida ao vivo pela TV Câmara. Para assistir, basta sintonizar o canal 28.2 em sinal aberto digital e pelo canal 4 da NET.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Vereadores aprovam cinco projetos na 17ª sessão

Durante a 17ª sessão ordinária, realizada no dia 13 de maio, os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram cinco projetos de lei. Além dos temas...


Câmara instala CEI para investigar furto de fios

A câmara de São José do Rio Preto instalou Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar furtos de fios e cabos no município, assim como o f...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!