Vereadores aprovam dez propostas na 3ª sessão ordinária

Sessão foi realizada nesta quinta-feira


19 de fevereiro de 2026 - Categoria: Notícias da Câmara


A Câmara de Rio Preto realizou a 3ª sessão ordinária do ano nesta quinta-feira, 19 de fevereiro. Os vereadores aprovaram dez projetos na pauta. 

Proposta do Poder Executivo, aprovada em segunda discussão, abre ao Orçamento Fiscal do Município um Crédito Adicional Especial, no valor de R$ 19.200.000,00 (dezenove milhões, duzentos mil reais). O projeto visa criar ficha orçamentária específica para a realização de aporte financeiro ao Regime Próprio de Previdência Social do Município.

Foi aprovado o mérito do projeto de João Paulo Rillo (PT) que dispõe sobre a divulgação e transparência das emendas parlamentares individuais incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA). Segundo o autor, a proposta busca garantir que a população e os órgãos de controle tenham acesso claro e detalhado a informações sobre os valores destinados, beneficiários, objetivos e estágios de execução das emendas, fortalecendo o princípio da publicidade e o dever de transparência na gestão dos recursos públicos.

Os vereadores aprovaram a legalidade da proposta do vereador Eduardo Tedeschi (PL) que institui a Biblioteca Digital Pública e Comunitária no Município. De acordo com o texto, a Biblioteca Digital dever ser administrada pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, podendo atuar em parceria com outras secretarias, universidades, editoras, instituições culturais e organizações da sociedade civil.

Do mesmo autor, foi aprovada a legalidade de projeto para criação do Programa Municipal de Prevenção à Saúde da Pessoa Idosa, com distribuição gratuita de medicamentos e suplementos vitamínicos essenciais. O programa terá como objetivos promover o envelhecimento ativo e saudável, reduzir os casos de internações evitáveis entre idosos, prevenir doenças crônicas e fortalecer a imunidade da população idosa, reduzindo custos com leitos hospitalares e atendimentos de urgência.

Foi aprovado ainda na legalidade o projeto de Tedeschi que institui o Programa Municipal de Incentivo à Doação de Móveis Usados e utensílios domésticos, com o objetivo de facilitar e incentivar a doação de móveis em bom estado por parte da população, empresas e instituições, destinando-os a famílias em situação de vulnerabilidade social.

Proposta do vereador Paulo Pauléra (Progressistas), aprovada em primeira discussão, cria o dia municipal do trabalhador rural. Também foi aprovado projeto de Pauléra que dispõe sobre a gratuidade funeral para as pessoas em situação de vulnerabilidade social relacionada à renda.

Três projetos de Resolução foram analisados durante a sessão e aprovados. Entre eles, estava proposta de Júlio Donizete (PSD) que altera a Resolução que institui o Código de Ética Decoro Parlamentar, enquadrando a dependência toxicológica não tratada como ato contrário ao decoro parlamentar.

Projeto do vereador Renato Pupo (Avante) altera o Regimento Interno da Câmara e propõe alterações nos prazos de protocolo de documentos. De acordo om a proposta, nenhuma matéria poderá ser inserida para leitura ou deliberação no Expediente sem que tenha sido protocolizada com antecedência de vinte e uma horas do início da Sessão Ordinária. Os requerimentos, para efeito de deliberação, serão protocolados até as doze horas do dia anterior à Sessão Ordinária e as indicações serão protocoladas até as doze horas do dia anterior à Sessão Ordinária.

A Mesa Diretora assina projeto que regulamenta a aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), no âmbito da Câmara Municipal de São José do Rio Preto. A medida se destina a realizar alterações na legislação para melhor definir o escopo de responsabilidades do Poder Legislativo e dos parlamentares no exercício de suas funções, conforme orientações da Comissão Gestora de Proteção de Dados e da Procuradoria-Geral do Legislativo. Essa proposta foi aprovada em urgência, quanto à legalidade e mérito.


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara aprova sete projetos e rejeita veto durante 2ª sessão de 2026

Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram sete projetos de lei durante a 2ª sessão ordinária de 2026, realizada na terça-feira (10/02). Duas...


Vereadores analisam 11 projetos e um veto na 2ª sessão de 2026

Os vereadores de São José do Rio Preto analisam dez projetos de lei e um veto na 2ª sessão ordinária de 2026, que será realizada na terça-feira (10...


Mais Notícias >

Publicado em: 19 de fevereiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara






A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!