Objetivo é capacitar servidores municipais para atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista; outros quatro projetos foram aprovados e um adiado
21 de junho de 2024 - Categoria: Notícias da Câmara
A Câmara Municipal de São José do Rio Preto aprovou cinco dos seis projetos que estavam na pauta da 23ª sessão ordinária do ano. Em urgência especial (quando são deliberados legalidade e mérito na mesma sessão), foram aprovados dois projetos: o que institui o “Programa Servidor Amigo do Autista”, que visa a capacitação técnica dos servidores municipais no atendimento às pessoas com transtorno do espectro autista, e o da Mesa Diretora, que adequa o funcionamento da Escola do Legislativo e da função de tesoureiro da Câmara Municipal.
Os vereadores aprovaram outros três projetos: o que institui empreendedorismo, educação financeira e noções de direito e cidadania como temas a serem abordados nas escolas municipais; o que cria o “Programa de Equoterapia” na saúde municipal e que inclui a “Feira do Livro Infantojuvenil de Rio Preto” no Calendário Oficial do Município.
Já o projeto de lei complementar que inclui na legislação a permissão para que animais sejam apreendidos quando constatada a criação ou comercialização dos mesmos sem alvarás de licença, além de estabelecer regulamentação de punições nesses casos, foi adiado por uma sessão.
Frente Parlamentar
Durante a sessão, foi definida a criação da Frente Parlamentar para acompanhar a implantação de campus de uma universidade federal em Rio Preto, anunciada recentemente pelo governo federal. A frente será presidida por João Paulo Rillo (Psol). Ainda na sessão, ficou definido convite para as secretárias de Educação, Fabiana Zanqueta, e de Assistência Social, Helena Marangoni, para explicarem, respectivamente, medidas que serão adotadas no caso da agressão a crianças na creche Irmã Julieta, e a redução do quadro de profissionais na Secretaria de Assistência Social.
Tribuna Livre
O tempo destinado à Tribuna Livre foi ocupado por três munícipes. A primeira foi a representante do bairro Jardim Seixas Cláudia Barroso, que falou sobre posicionamento contrário de moradores à instalação de mais duas casas de acolhimento e moradia a pessoas em situação de rua e em tratamento contra dependência química.
A segunda foi a assistente social Natália Parizoto, que falou sobre a diminuição de profissionais da assistência social nos Cras do município, prejudicando atendimento à população, e pediu apoio dos vereadores para que a Prefeitura convoque ao menos os 15 profissionais aprovados em concurso público de 2023.
O terceiro a usar a tribuna livre foi o cirurgião cardiopata pediátrico do Hospital da Criança Ulisses Croti, que discorreu sobre a excelência do HCM de Rio Preto no atendimento de crianças com cariopatia congênita, a dificuldade desse tipo de atendimento no Brasil e também o projeto que pretende construir na cidade um hospital exclusivamente voltado à cardiopatia pediátrica congênita.
Comunicação/Câmara Municipal
O presidente da Associação dos Trabalhadores em Educação Municipal de São José do Rio Preto (Atem), Fabiano de Jesus, assinou termo de posse nesta...
Em sessão solene realizada no dia 30 de julho, a Câmara Municipal de São José do Rio Preto prestou homenagem ao ex-jogador de futebol Washington Lu...
Publicado em: 21 de junho de 2024
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.36