Vereadores aprovam projeto que regulamenta funcionamento de estabelecimentos de reciclagem

Proposta de Alexandre Montenegro proíbe abertura de comércio de reciclam nas madrugadas, para coibir comercialização de produtos de furto, como fios de cobre


22 de abril de 2025 - Categoria: Notícias da Câmara


Os vereadores de São José do Rio Preto aprovaram, em segunda discussão, pelo mérito, projeto de lei do vereador Alexandre Montenegro (PL) que regulamenta o funcionamento de estabelecimentos de reciclagem no município, para coibir o comércio de produtos furtados, principalmente fios de cobre. Segundo Montenegro, estabelecimento que compram sucata e recicláveis estariam funcionando à noite e às madrugadas, gerando movimentação de usuários de drogas. A aumento da criminalidade envolvendo fios foi tema de debate entre os vereadores durante a sessão e inclusive alvo de audiência pública na Câmara. A proposta segue para sanção ou veto do prefeito Fábio Candido (PL).

Os vereadores aprovaram também projeto de resolução que altera o horário das sessões ordinárias. De autoria de Alex de Carvalho (PSB), a proposta estende em três horas o período das sessões, que passarão a ter duração máxima de sete horas, divididas em dois períodos. Pela manhã, das 9 horas ao meio-dia, será realizado o Expediente, quando são feitas as leituras de projetos protocolados, discussão e votação de requerimentos e moções, além do uso da tribuna por munícipes e vereadores. Já o segundo período da sessão, das 14 horas às 18 horas, será exclusivo para a Ordem do Dia, fase da sessão em que são discutidas e votadas as propostas do Executivo e do Legislativo.

O autor do projeto de resolução justifica a alteração no horário das sessões em decorrência do aumento de 17 para 23 vereadores. Além do autor, assinam o projeto outros 16 vereadores. Uma reunião entre todos os líderes partidários foi marcada para a próxima segunda-feira para definir ajustes e alterações ao projeto.

Cargos 

Os vereadores aprovaram no mérito do projeto de lei complementar do Executivo que cria cargos na secretaria de Educação: são seis cargos de professor de educação básica 1, um cargo de diretor de escola e um cargo de coordenador pedagógico.

Também no mérito, foi aprovada a utilidade pública do Instituto Hora, projeto de Alex de Carvalho (PSB).

A pauta teve ainda outros dois projetos de lei aprovados quanto à legalidade, foram aprovados dois deles. De Eduardo Tedeschi (PL), projeto de lei que modifica a lei 13.031 para a inserção da Poda Social, que concede a moradores e proprietários de imóvel inscritos no Cadastro Único a poda de árvores e remoção de galhos, feita por órgãos municipais, sem qualquer custo ao interessado. E de Márcia Caldas (PL) projeto que institui o Programa Municipal de Incentivo à Contratação de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade no município.

Adiado

Já projeto do Executivo, que abre no orçamento fiscal do município crédito adicional especial no valor de R$ 200 mil junto ao orçamento da RioPretoPrev, com o objetivo de cobrir despesas com encargos sociais junto a outros regimes de previdência pelos quais são feitos os contratos para cargos comissionados da autarquia, teve a votação adiada.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre foi ocupada pelo tenente-coronel José Thomaz Costa Júnior, comandante do 9º Batalhão de Operações Especiais (Baep). O comandante veio falar sobre vídeo postado nas redes sociais que mostra uma cerimônia de formatura de policiais militares e que ganhou repercussão nacional ao mostrar uma cruz pegando fogo.


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara vota contratação de mulheres em situação de vulnerabilidade

[30/04/2025] Os vereadores de São José do Rio Preto realizam na próxima terça-feira (06/05), a partir das 14 horas, a 16ª sessão ordinária de 2025...


Comissão de Obras realiza audiências na próxima terça-feira

A Comissão Permanente de Obras, Serviços Públicos e Outras Atividades da Câmara de Rio Preto realiza na próxima terça-feira, 6 de maio, a partir da...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!