Alienação parental é tema de Projeto de Lei

Os vereadores aprovaram em primeira discussão, na última Sessão Ordinária, o Projeto de Lei nº 110/14, de autoria da vereadora Alessandra Trigo (PSDB).


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

De acordo com o texto do Projeto, o Poder Público Municipal poderá apoiar eventos, firmando parcerias com seus realizadores e autorizando o uso de espaços públicos para tais eventos ou atividades correlatas.

A vereadora Alessandra afirma que esse é um tema antigo, mas que ainda deve ser amplamente discutido e vem ganhando defensores do mundo todo, com a contribuição de estudiosos brasileiros, juízes e tribunais.

“Não são poucas as situações onde alguns parentes conseguem jogar com as vontades e induzir um menor a odiar outro parente. Não pode ser admitido sem luta que em razão de desavença, desentendimentos de parentes, seja difundido o ódio na criança ou no adolescente”, declara.

Alessandra ressalta que a síndrome de alienação parental se caracteriza justamente por esse comportamento, motivado por interesse previdenciário ou por questões emocionais que levam à manipulação do menor ou adolescente, que é influenciado a se afastar de um dos genitores.

“Segundo estudos, são diversas as situações utilizadas pelo agente que pretende alienar a criança para fazê-la sentir-se cúmplice e leal ao alienante. Tais atuações e inversões mostram a relevância dos estudos sobre a Síndrome de Alienação Parental para a proteção da criança e do adolescente, que culminou com a inclusão da Lei nº 12.218/2010 no ordenamento jurídico, estabelecendo, também, as medidas de proteção a serem adotadas”, declara.

Para a vereadora, a importância do projeto é trazer à tona a discussão do problema e incentivar o combate desse tipo de situação, além de tornar mais evidente os prejuízos emocionais causados por esse tipo de comportamento.

Comunicação / Câmara Municipal


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Sessão extra é encerrada por falta de quórum em plenário

A 3ª sessão extraordinária da Câmara Municipal de São José do Rio Preto foi encerrada por falta de quórum em plenário, que foi esvaziado pela maior...


Audiência pública debate realocação do Centro Pop

A realocação do Centro Pop foi tema de audiência pública realizada no Plenário da Câmara de São José do Rio Preto na noite desta quarta-feira, dia...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!