Audiência Pública avalia primeiro ano da Lei de Acesso à Informação

Há um ano, a sociedade brasileira ganhou um importante instrumento de ampliação da transparência e do controle social: a Lei de Acesso à Informação (Lei Federal nº 12.527/2011).


Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara


Visualize fotos

Entidades da sociedade civil, pesquisadores, gestores e demais interessados estão convidados a fazer um balanço das questões que garantam o direito de acesso à informação e da transparência da administração pública municipal.

“ Em que pese o acesso à informação ter sido consagrado como um direito fundamental na Constituição de 1988, e entendido como elemento central para o efetivo exercício da cidadania, a Lei de Acesso à Informação estabeleceu, pela primeira vez na vida legislativa do País, a definição de instrumentos legais e procedimentos administrativos para a garantia do acesso à informação”, afirma a vereadora.

A Lei exige a disponibilização de todas as informações, dados e documentos em formato aberto, por meio da Internet, com exceção dos casos de necessidade do sigilo por segurança pessoal ou do Estado. “Temos a obrigação de debater os entraves colocados ao direito de acesso à informação na nossa cidade e o desconhecimento da Lei por parte da população, incluindo funcionários da própria administração”, declara Celi.


OUTRAS NOTÍCIAS

Fique por dentro


Câmara vota utilidade pública para Projeto Ratione

Os vereadores de São José do Rio Preto realizam, nesta terça-feira (04/11), a 40ª Sessão Ordinária de 2025, a partir das 9 horas da manhã. Entre as...


Comissão de Obras debate proposta de mudança no Plano Diretor

A Comissão Permanente de Obras da Câmara de São José do Rio Preto realizou, no dia 31 de outubro de 2025, audiência pública para discussão do proje...


Mais Notícias >





A Câmara | Vereadores | TV Câmara | Acesso à Informação | Servidor On-line | Portal Antigo | Mapa do Site

Horário de Atendimento

De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00

Nosso e-mail

camara@riopreto.sp.leg.br

Telefone

(17) 3214-7777


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!