Ordem de serviço, para início imediato das obras, foi assinada pelo prefeito Valdomiro Lopes (PSB) na manhã desta sexta-feira (13/11).
Data Indisponível - Categoria: Notícias da Câmara
"É um instrumento fundamental para a modernização do transporte coletivo de Rio Preto", disse Valdomiro, que cobrou "rigor" da Constroeste para que o prazo de 365 dias não seja extrapolado "em nem uma hora." "Vou pedir para a empresa ser ainda mais rigorosa. Precisamos entregar esse terminal até o final do ano que vem funcionando."
A avaliação dos técnicos da Prefeitura é que, além de melhorar o sistema de transporte coletivo urbano, hoje estrangulado no atual terminal rodoviário, a construção do Central Parque vai ajudar na revitalização da região da praça Cívica, hoje degradada e tomada por moradores de rua e usuários de drogas.
"É o início da recuperação do Centro", disse o secretário de Planejamento, Milton Assis, que prometeu melhorias também no sistema de iluminação do local, que segundo ele, terá "banheiros de primeiro mundo, inclusive com chuveiros." O secretário disse ainda que a Prefeitura já iniciou a compensação ambiental, antes mesmo da erradicação das árvores da praça.
"Serão erradicadas 60 árvores nativas, mas vamos plantar 83. E já plantamos mais de 2,6 mil árvores na nascente do córrego da Lagoa, próximo a Cedral, importante afluente do rio Preto." Em relação à praça Cívica, Assis garantiu que ela não será descaracterizada e que o espaço ao público aumentará. "Hoje são 10 mil metros quadrados de espaço público. Com a construção do terminal, e seu piso superior, que será uma praça, vamos para 16 mil metros quadrados. Um ganho de 6,8 mil metros quadrados. Vai ser um ponto de visitação da cidade."
A previsão é que o terminal Central Parque inicie as operações com uma média de 6,3 mil embarques e desembarques por dia, atingindo seu ápice em 2030, com 8,9 mil pessoas/dia. "A partir daí, a curva se estabiliza, pois a demanda será atendida pelos miniterminais, que ainda serão licitados." No total, o novo terminal vai operar com 34 plataformas, mais que o dobro das atuais 15 baias.
O secretário de Obras, Luís Carlos Calças, disse que os recursos utilizados na obra já estão disponíveis. Os R$ 47,7 milhões fazem parte de um total de R$ 210 milhões conquistados pelo município junto ao governo federal dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2), liberados a partir de recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) da Caixa Econômica Federal.
Os vereadores Fábio Marcondes (PR), Carlão dos Santos (SD), Eduardo Piacenti (PPS) e Dourival Lemes (PSD) acompanharam a assinatura da ordem de serviço no gabinete do prefeito. "Esse é um governo sério, por isso Rio Preto está entre as melhores cidades do País para se viver", disse Piacenti. "Me dá orgulho ser líder desse governo. O prefeito é de poucas palavras, mas o que define o governo são as grandes obras, as realizações", afirmou Dourival. Carlão parabenizou o prefeito e disse que todas as "promessas feitas ainda no primeiro mandato, em 2009, estão sendo cumpridas."
Marcondes considera que a obra do Central Parque vai ajudar na melhoria do trânsito e do transporte na região central de Rio Preto. "É uma obra esperada e desejada pelos rio-pretenses." As obras devem ter início já na segunda-feira, dia 16.
A realocação do Centro Pop foi tema de audiência pública realizada no Plenário da Câmara de São José do Rio Preto na noite desta quarta-feira, dia...
Os vereadores de São José do Rio Preto realizam na quinta-feira, dia 15 de maio, às 10 horas, a 3ª sessão extraordinária de 2025. Abrindo a pauta,...
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
Horário de Atendimento
De segunda a sexta-feira: 7:30 às 17:00
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados. Política de Privacidade - Desenvolvido por: Sino Informática. Versão: 1.0.0.25