Câmara fica em 3º lugar no prêmio Boas Práticas Legislativas

Rio Preto concorreu com as câmaras municipais de Campinas e Guarujá
Câmara fica em 3º lugar no prêmio Boas Práticas Legislativas

Premiação foi realizada na sede da OAB-SP

A Câmara de São José do Rio Preto ficou em terceiro lugar no Prêmio Paulista de Boas Práticas Legislativas, na categoria Gestão Legislativa, subcategoria Gestão Pública. A premiação aconteceu nesta quinta-feira (22/11), na sede da OAB em São Paulo e contou com a presença do presidente da Câmara de Rio Preto, Cel. Jean Charles Serbeto.

O prêmio é iniciativa do Movimento Voto Consciente (MVC), Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo (OABSP), Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas (APEL) e Laboratório de Gestão Governamental.

Rio Preto concorreu com as Câmaras de Campinas, que obteve o primeiro lugar, e do Guarujá. O prêmio foi concedido pelas ações administrativas realizadas durante a atual gestão, a maioria voltada às questões da sustentabilidade e da transparência.

Servidores da Casa elaboraram um documento que aponta o trabalho realizado pela administração da Casa na atual gestão. A implantação e regulamentação do SIC, do e-SIC e da Ouvidoria, com o objetivo de aproximar os cidadãos do Poder Legislativo, foi um dos pontos abordados, assim como a Resolução que racionalizou a produção e o descarte documental, promovendo economia de recursos e a cultura da transparência.

Outra questão abordada pelos servidores foi a troca do sistema de ar-condicionado central por unidades individuais, o que reduziu 20% nos gastos de energia elétrica e aperfeiçoou a aeração ambiental. O sistema de ar-condicionado central apresentava defeitos constantes, além de alto consumo de energia.

Foi criada, neste ano, por meio de Resolução, a Política de Sustentabilidade, que visa a coordenação sistêmica das práticas de economia e de responsabilidade socioambiental na administração. A campanha “Adote um Copo”, em que cada funcionário recebeu uma caneca durável para o consumo de água e café, também ganhou destaque, e representou uma redução de 37% dos gastos trimestrais com copos descartáveis.

O presidente da Câmara de Rio Preto comemorou o resultado. “Estar entre os finalistas já é uma grande honra para nossa cidade, ficamos extremamente felizes pelo reconhecimento, que mostra que estamos no caminho certo”, declarou.

Jean Charles Serbeto lembrou que a Câmara de Rio Preto é uma das mais enxutas do Estado de São Paulo. “Com o trabalho dos servidores de diferentes setores, conseguimos reduzir custos, trabalhar com transparência e aumentar nossa eficiência. Essas ações trazem resultados positivos para a população e nossa cidade”.