Edinho anuncia cinco novos secretários do futuro governo

Foram confirmados os titulares das secretarias da Mulher, Cultura, Planejamento, Obras e Assistência Social, além do novo diretor da Casa de Cultura Dinorath do Valle
Edinho anuncia cinco novos secretários do futuro governo

Jocelino, Cestari, Maureen, Maria Silvia, Maria Elza, Eleuses e Sonia Paiva, Pedro Ganga e Sérgio Issas na coletiva que confirmou novos secretários

[25/11/2016]

O prefeito eleito de Rio Preto, Edinho Araújo (PMDB), anunciou no final da tarde desta sexta-feira (25), cinco novos secretários de seu futuro governo. São eles: Maureen Cury, secretária da Mulher, Raça e Etnia; Pedro Ganga, Cultura; Israel Cestari, Planejamento; Sérgio Issas, Obras e Maria Silvia Fernandes, Assistência Social. Além dos secretários, Edinho confirmou o artista plástico Jocelino Soares como diretor da Casa de Cultura Dinorath do Valle.

Antes, no início de novembro, Edinho já havia anunciado os seis primeiros titulares do seu governo: o chefe de gabinete, Zeca Moreira, o secretário de Governo, Jair Moretti, de Agricultura, Pedro Pezzuto, de Comunicação, Mário Soler, de Saúde, Eleuses Paiva, e o superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior.

Ao anuncia os nomes dos cinco novos secretários nesta sexta-feira, Edinho citou os desafios que cada um terá de enfrentar. Para Obras, por exemplo, disse que a prioridade de Issas será agilizar a emissão de documentos públicos, bem como resolver em definitivo o problema dos buracos nas vias públicas. Para a Assistência Social, o prefeito eleito disse que "basta andar pelas ruas de Rio Preto para ver que cresceu muito o número de moradores de rua."

Já para a pasta da Mulher, Edinho disse que a prioridade de Maureen será "implantar medidas protetivas e preventivas em defesa das mulheres vítimas de violência", bem como agilizar "a instalação da Vara Judicial que vai cuidar exclusivamente dos processos de violência física e sexual contra mulheres."

A maior responsabilidade, porém, caberá ao novo secretário de Planejamento. Edinho disse que Israel Cestari terá a missão de coordenar o trabalho de todas as secretárias, para que conversem entre si e atuem em harmonia. "O Israel terá a responsabilidade de pensar a cidade no presente e no futuro e ajudar a tirar do papel projetos importantes, como o Parque Tecnológico."

Com exceção de Issas, todos os outros secretários anunciados nesta sexta por Edinho já atuaram no primeiro escalão de seus dois governos anteriores (2001-2008)

Em entrevista coletiva após o anúncio dos cinco novos secretários, Edinho disse que até o dia 15 de dezembro deve anunciar o restante do primeiro escalão, bem como os responsáveis pelas empresas públicas, como a Emurb. O prefeito eleito admitiu que pastas como Esporte, Trânsito, Serviços Gerais, entre outras, podem ter perfis mais políticos, acomodando indicações partidárias. Ele não descartou chamar vereadores para compor o secretariado. "Desde que tenham o perfil para o cargo", disse.

Comunicação Social/Câmara Municipal

Publicado em 25 de novembro de 2016