Ferramentas Pessoais

Vereadores aprovam mudanças na composição de CEIs

Resolução dá prazo para quem quiser subscrever abertura de investigação e amplia para 120 dias a duração das comissões
Vereadores aprovam mudanças na composição de CEIs

A prorrogação da CEI do Auxílio-atleta também esteve na pauta da 19ª sessão; pedido de mais prazo foi rejeitado

[13/06/17]

Os vereadores analisaram na noite desta terça-feira (13/06) nove matérias na ordem do dia. Entre os projetos aprovados está a alteração no Regimento Interno da Câmara no quesito que norteia a composição das Comissões Especiais de Inquérito (CEIs). Entre as mudanças, está a instauração do prazo de dois dias úteis, após protocolizada a CEI, para que vereadores subscrevam o pedido de investigação. A definição dos membros será feita por meio de sorteio. A resolução, aprovada em primeira discussão, ainda amplia de 90 para 120 dias o prazo de duração das comissões.

O três projetos do Executivo que estavam na pauta foram aprovados. Um deles trata de subvenção social à APAE. O segundo autoriza a Riopretoprev a instituir carteira de filiação de aposentado. E o último altera a lei nº 9.188, de 6 de janeiro de 2004, que cria o Conselho Alimentar e Nutricional – COMSEA.

Em análise também estava o projeto de lei do vereador Pedro Roberto (PRP) que determina que os organizadores de eventos públicos realizem coleta seletiva dos resíduos sólidos secos gerados durante os eventos. Além disso, o projeto estabelece que tais resíduos sejam destinados a cooperativas ou associações de catadores legalmente estabelecidas no município. A proposta foi aprovada em primeira discussão.

Quatro matérias foram adiadas. São elas:

-o veto à proposta do vereador José Carlos Marinho (PSB) para que a CPFL construa calçadas nas áreas próximas às torres de rede de energia elétrica;

-o Projeto de Lei Complementar, de autoria do vereador Fábio Marcondes (PR), que isenta a cobrança de IPTU a pessoas em tratamento de câncer, portadoras de Alzheimer, Parkinson, esclerose múltipla ou esclerose lateral amiotrófica, que possuam um único imóvel, destinado à própria moradia;

-o Projeto de Lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas dependências do Terminal Rodoviário, também do vereador Fábio Marcondes;

-e o Projeto de Lei do vereador Jean Dornelas (PRB) que obriga a instalação de lixeiras móveis nas vias públicas em que são distribuídos panfletos.

Antes da análise da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram em regime de urgência o projeto de lei complementar que cria divisões vinculadas à Diretoria da Defesa Civil na estrutura organizacional do gabinete do prefeito.

Durante a primeira parte da 19ª Sessão Ordinária, vereadores rejeitaram a prorrogação da CEI que investiga o programa Auxílio-atleta. O presidente da comissão, vereador Marco Rillo (PT), havia solicitado mais 90 dias para concluir os trabalhos de investigação, pedido negado pela maioria dos vereadores presentes.

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788