Programa de Ensino de Leitura de Jornal é aprovado

O Projeto de Lei nº 278/2013, de autoria do vereador Fábio Marcondes (PR), foi aprovado quanto ao mérito na 23ª Sessão Ordinária.
Programa de Ensino de Leitura de Jornal é aprovado

O vereador Fábio Marcondes é autor da propositura

A propositura dispõe sobre a criação do Programa de Ensino de Leitura de Jornal como conteúdo transversal em disciplinas curriculares das escolas da Rede Municipal de Ensino. O objetivo é levar a informação necessária e maior capacitação ao corpo docente e discente das escolas da rede.

De acordo com o texto do projeto, caberá ao Poder Executivo estabelecer a estrutura e as diretrizes do Programa de Ensino de Leitura de Jornal nas escolas. O Executivo fica também autorizado a celebrar convênios, parcerias, ajustes, contratos e outros, visando a implantação do programa.

“A proposta visa atender dispositivos e princípios da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, abrindo uma oportunidade ímpar para os educandos e educadores passarem a conhecer melhor seu país, estado e município, tomando conhecimento sobre os assuntos que estão em debate nas mais diferentes áreas”, aponta o autor do projeto.

O vereador ressalta que essa atividade envolve, ainda, princípios como igualdade de condições, liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas, respeito à liberdade e apreço à tolerância, valorização do profissional da educação escolar, gestão democrática do ensino público, garantia de padrão de qualidade, valorização da experiência extraescolar, vinculação entre a educação escolar, trabalho e as práticas sociais.

“O programa proposto levará à leitura de jornais a áreas convencionais do ensino, de modo que possam estar presentes em todas elas: português, matemática, geografia, história, arte, educação física, ciências naturais, relacionando-as às questões da atualidade”, afirma.

O texto completo do Projeto de Lei pode ser consultado neste link.