Vereadores aprovam projeto para apoio no climatério

O Projeto de Lei nº 92/13, de autoria da vereadora Alessandra Trigo (PSDB), foi aprovado em segunda discussão na Sessão Ordinária desta terça-feira.
Vereadores aprovam projeto para apoio no climatério

A vereadora Alessandra Trigo é autora da proposta

O Projeto, aprovado quanto à legalidade na 17ª Sessão Ordinária, tem como objetivo a criação do Programa Municipal de Apoio e Assistência Integral às Mulheres em estado de Climatério ou Pós-climatério, com o objetivo de garantir a saúde física e mental das mulheres nesse período da vida.

As principais metas desse programa são viabilizar a anamnese detalhada, destacando sintomatologia, antecedentes pessoais e familiares, história alimentar, atividade física, e história sexual, além da realização de exames complementares considerados obrigatórios e exames especiais como mamografia e densidade óssea.

A propositura também prevê a orientação, por meio de nutricionistas, sobre a importância da dieta alimentar e prática de exercícios físicos regulares e adequados, a avaliação anual de forma individual da relação risco/benefício da terapêutica utilizada na paciente e o acesso a alternativas que combatam os desequilíbrios do climatério sem os efeitos colaterais e riscos da reposição hormonal clássica.

Para isso, o Município poderá realizar convênios e parcerias com entidades de direito público ou privado, ONGs, entidades de classe e similares, visando a execução do Programa.

Climatério

Climatério é o nome científico que descreve a transição fisiológica do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo da mulher, mais conhecido como menopausa. Esta fase causa a diminuição ou falta dos hormônios sexuais femininos, podendo afetar diversas partes do organismo.

“Indiscutivelmente nesse período a mulher prescinde de um tratamento apropriado, até mesmo para obter conhecimento e reconhecer as mudanças que ocorrem com ela, inclusive, quanto às possibilidades e formas de tratamento e minimização dos efeitos oriundos”, afirma a vereadora Alessandra Trigo.

A autora da propositura aponta que muitas mulheres necessitam de acompanhamento psicológico, já que nessa fase aumentam as probabilidades da ocorrência de depressão, ansiedade e insônia. “Assim sendo, é preciso que tenhamos um olhar diferenciado para essas mulheres, oferecendo-lhes todos os recursos disponíveis para que ela consiga viver bem, tanto equilibrada no aspecto físico como no psicológico”.