Vereadores aprovam transferência de crédito para RiopretoPrev

Prefeitura vai investir dinheiro resultante de processo judicial no plano de amortização do déficit da autarquia
Vereadores aprovam transferência de crédito para RiopretoPrev

Vereadores também aprovaram a criação do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário

[05/09/2017]

Na sessão ordinária desta terça-feira (05/09), a 28ª deste ano, os vereadores aprovaram projeto que autoriza o município a transferir crédito para a RiopretoPrev (autarquia que administra o regime de previdência social do município). O crédito de R$ 155,7 milhões, oriundo de processo judicial da prefeitura contra o Instituto de Previdência Social do Estado de São Paulo, será usado no Plano de Amortização do Déficit Técnico Atuarial do regime. A proposta, de autoria do Executivo, foi aprovada em primeira e segunda discussões.

Outra matéria que foi aprovada tanto na legalidade quanto no mérito dispõe sobre a criação do Fundo de Desenvolvimento Agropecuário de São José do Rio Preto. Essa proposta também é de autoria do Poder Executivo. O objetivo da iniciativa é viabilizar e gerir recursos para programas, projetos e ações de fomento no setor.

A 28ª sessão ordinária de 2017 foi marcada ainda pela aprovação de projeto de lei do vereador Celso Luiz de Oliveira Peixão (PSB). A iniciativa propõe mudanças na lei que trata da carreira e regime de trabalho dos guardas municipais. Atualmente, a lei proíbe que esses profissionais realizem horas extras. Com a proposta de Peixão, os guardas poderiam trabalhar além dos turnos convencionais. A proposta foi acatada em primeira discussão.

Já em segunda discussão, foram aprovados:

-projeto de emenda à Lei Orgânica, de autoria do Executivo, que altera a redação do inciso II do artigo 108 da Lei Orgânica do município. A matéria trata de dispensa de licitação no caso de doação de bens móveis para fins e uso de interesse social;

-projeto de lei, de autoria do vereador Anderson Branco (PR), que institui o Dia do Garçom. A proposta estabelece o dia 11 de agosto como data comemorativa da categoria profissional;

-e projeto do vereador Paulo Pauléra (PP), que inclui no calendário oficial do município o evento Estimacão que promove a adoção de animais na cidade.

Hora do Presidente

Na Hora do Presidente, o juiz da Vara da Infância e Juventude de Rio Preto, Evandro Pelarin, falou sobre a importância do envolvimento da sociedade em prol da inserção no mercado de trabalho dos adolescentes acolhidos pelo Projeto Teia.

Já no momento de Tribuna Livre, quem falou aos vereadores e ao público que acompanhou a sessão foi o violoncelista Abner Tofanelli. Ele discursou sobre a importância do projeto que regulamenta o trabalho dos artistas de rua e também sobre protagonismo juvenil na política.

A sessão desta terça-feira registrou ainda manifestações contrárias e a favor do projeto de lei que institui no âmbito do sistema municipal de ensino o Projeto Escola Sem Partido, iniciativa de autoria do vereador Jean Dornelas (PRB). Para os críticos, a matéria é inconstitucional e fere a liberdade dos professores. Já Dornelas afirma que o projeto não proíbe as discussões, mas sim que o professor emita opinião pessoal sobre temas relacionados à religiosidade, política e família. O vereador afirmou também que já solicitou à Comissão de Educação da Câmara que seja realizada audiência pública para debater o tema.