Alarme recebe Título de Empresa Cidadã

A Associação Lar de Menores (Alarme) é uma das entidades assistenciais mais tradicionais do município e atende cerca de 500 alunos.
Alarme recebe Título de Empresa Cidadã

Vereador Renato Pupo entrega Título de Empresa Cidadã ao representante da Alarme Flávio Amaro da Silva

[16/12/16]

A Câmara Municipal outorgou, durante sessão solene nesta sexta-feira (16), Título de Empresa Cidadã à Associação Lar de Menores (Alarme) de São José do Rio Preto. A sessão foi presidida pelo vereador Renato Pupo de Paula (PSD) que também é autor da homenagem por meio do Decreto Legislativo nº 1233/16 de 28 de setembro de 2016.

O Título de Empresa Cidadã é destinado às pessoas jurídicas estabelecidas na cidade, que prestam serviços ou contribuem com projetos sociais no município como, erradicar a extrema pobreza e a fome; contribuir para que todos tenham acesso à educação básica de qualidade entre outros requisitos.

O secretário do Conselho de Administração da Alarme, Flávio Amaro da Silva, falou das primeiras ações de acolhimento de crianças. “O governador Adhemar de Barros esteve presente no cine Rio Preto em uma grande convenção com prefeitos e deu início ao Consórcio.”, afirmou. Silva destacou também o planejamento para que a Alarme se torne um instituto com a oferta de curso de graduação.

O vereador Renato Pupo de Paula revelou em seu discurso que quando criança acompanhava o trabalho do seu pai Paulo Norberto Arruda de Paula que foi presidente da entidade na década de 70 juntamente com a sua mãe Mirian Teixeira Pupo de Paula. “Eu frequentava a Alarme e assim começou essa relação de amor e afeição”, lembrou.

A cerimônia foi prestigiada pela presidente do Conselho da Acirp, Adriana Neves; pelo presidente do Observatório Social, Osmar Cardin; pela coordenadora da Comissão de Direitos Sociais e Igualdade Social da OAB de São José do Rio Preto, Melissa Fernanda de Almeida Barbosa; pela diretora escolar da Alarme, Patrícia da Cunha Badan; pelo presidente do Partido Social Democrático (PSD), Denilson César Marzocchi, além de voluntários, funcionários e alunos.

O Grupo de Cordas Alarme em parceira com a Camerata Jovem Beethoven por meio do Rotary São José do Rio Preto Jardins Distrito 4480 apresentou as obras musicais Viva La Vida e Asa Branca.

História

O Rotary Clube de São José do Rio Preto construiu o Abrigo de Menores Adhemar de Barros, em 1944. Posteriormente, em 1º de setembro de 1951, 17 municípios da região se unem para a formação do Consórcio Intermunicipal da Alta Araraquarense para Assistência à Infância com o objetivo de promover melhorias no atendimento aos internos assistidos pela instituição.

Um dos idealizadores Cândido Brasil Estrela foi o primeiro presidente e trabalhou para a construção, regulamentação e manutenção da entidade destinada ao abrigo de menores.

A lei municipal nº 3.158, de 6 de setembro de 1982, autorizou a doação da área para a instituição que detinha a posse do imóvel desde 1951. Em 18 de março de 1994, o Consórcio foi reconhecido e declarado de utilidade pública estadual pela lei nº 8.570 e, em 1996, de utilidade pública federal.

A denominação Associação Lar de Menores (Alarme) surgiu com a alteração do estatuto do Consórcio transformado em sociedade civil, não-governamental, sem fins lucrativos de acordo com a lei municipal nº 5.519, de 11 de maio de 1994.

O sistema de internamento das crianças foi abolido após estudo e pesquisa com familiares. Com o propósito de integrar e reintegrar os menores em suas famílias, a entidade passou a funcionar com semi-abrigo de crianças e adolescentes entre 7 a 16 anos de idade, de famílias carentes e em situação de risco. Os atendidos passaram a ficar na instituição de segunda à sexta-feira das 7 horas às 18 horas com fornecimento de cinco refeições diárias e transporte para as residências.

A formação educacional das crianças e dos adolescentes tornou-se meta da instituição que obteve autorização para funcionamento de salas de aula denominadas 'agrupadas' descentralizadas da E.E.P.S.G Professor José Felício Miziara para que os alunos pudessem frequentar a escola na Associação. Por meio de um convênio especial com o Estado houve a cessão de uso do prédio e instalações físicas da Entidade, cabendo à Diretoria Regional de Ensino a gestão da unidade escolar denominada Escola Estadual de Ensino Fundamental Alarme (EEFA). Posteriormente, a direção da Alarme decidiu criar e instituir uma escola própria, a Escola de Ensino Fundamental Alarme.

A Alarme possui cerca de 500 alunos matriculados no ensino fundamental I e II e ensino médio. Além das aulas escolares, as crianças e adolescentes recebem assistência odontológica e médica, práticas esportivas de vôlei, basquete, futebol masculino e feminino, futsal, tênis, judô, karatê, capoeira, jazz, balé e ritmos nacionais e oficinas musicais de violão, violino, violoncelo, viola e teclado.