Audiência debate se Guarda Municipal deve andar armada

Debate no plenário da Câmara de Rio Preto foi convocado pelo vereador Renato Pupo, que defende armamento da corporação
Audiência debate se Guarda Municipal deve andar armada

Coronel Rogério Xavier durante audiência que debateu situação da Guarda Municipal

[21/08/2017]

A Câmara de Rio Preto realizou audiência pública neste sábado (19) para debater a situação da Guarda Municipal, em especial se os agentes devem portar armas de fogo fornecidas pela Prefeitura. Atualmente, por força de decisão judicial, pelo menos 80% dos guardas já possuem armas de fogo próprias.

A audiência foi convocada pelo vereador Renato Pupo (PSD), que é presidente da Comissão de Segurança, Usos e Costumes, e defensor de que a corporação seja equipada com armas de fogo. Além de Pupo, participaram da audiência autoridades e representantes da sociedade civil, como o juiz Evandro Pelarin, o comandante do CPI-5, coronel Rogério Xavier, o delegado Alexandre Arid, o comandante da Guarda, Silvio Pedro da Silva, o deputado estadual João Paulo Rillo (PT), o representante da OAB Roberto Ribeiro de Almeida, o presidente da associação dos Guardas Municipais, Alexandre Montenegro e os secretários de Serviços Gerais, Ulysses Ramalho de Almeida e de Trânsito, Marcos Apóstolo. Os vereadores Pedro Roberto (PRP) e Marco Rillo (PT) também participaram do encontro.

"O entendimento predominante foi de que a Guarda, cujo efetivo já está quase todo armado por decisão judicial, deve ser treinada e armada. Resumo de tudo será levado por mim e pelos demais vereadores ao prefeito Edinho Araújo", afirmou o vereador Renato Pupo.

Comunicação/Câmara Municipal