Câmara aprova projetos de IPTU e doação de área para casas populares

Nas últimas sessões extras de 2023, vereadores aprovam projetos que atribuem valores venais para três novos bairros e doação de área para construção de 500 casas populares do Minha Casa, Minha Vida; sessões serão retomadas em 23 de janeiro de 2024
Câmara aprova projetos de IPTU e doação de área para casas populares

Câmara entra em recesso parlamentar a partir desta quarta-feira, 20

[20/12/2023]

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto aprovou os quatro projetos de lei do Executivo que estavam na pauta das últimas quatro sessões extraordinárias de 2023. Foram aprovados três projetos de lei complementar do Executivo que estabelecem valores venais de novos bairros, para cobrança de IPTU em 2024, e o que autoriza doação de área para o Fundo de Arrendamento Residencial para construção de moradias populares..

As propostas estabelecem os valores venais para o loteamento que abrigará a antiga favela da Vila Itália, chamada de Marte 3D; do empreendimento Georgina Business Park Setor E Oceania e para a área defronte a avenida Roseli Maria Benfica, defronte a rodovia Washington Luís. No caso da Favela Marte, foi aprovada emenda de João Paulo Rillo (Psol) que joga a cobrança do IPTU para 2025, quando o empreendimento já estiver concluído.

De acordo com as propostas, os valores estabelecidos são de R$ 80,93 (territorial) e R$ 499,92 (predial) para as áreas defronte à rodovia; de R$ 788,71 (territorial) e R$ 1.296,23 (predial) para o Georgina e de R$ 42,58 (territorial) e R$ 255,50 (predial) para a Favela Marte 3D.

Minha Casa, Minha Vida

Os vereadores aprovaram também o projeto de lei que autoriza a alienação, por doação, de área para o Fundo de Arrendamento Residencial, vinculado à Caixa Econômica Federal. O objetivo é viabilizar a construção de 500 moradias populares pelo programa Minha Casa, Minha Vida, faixa 1. As duas áreas ficam localizadas no Residencial Jardim Antonieta e no Residencial Monte Verde e juntas possuem cerca de 23 mil metros quadrados. Neste projeto, também foi aprovada emenda de Rillo que prevê transparência no cadastro das pessoas inscritas para as moradias populares.

Recesso

A partir desta quarta-feira (20), a Câmara Municipal entra em recesso, período em que as sessões ordinárias e o protocolo de projetos fica suspenso, retomando as atividades em 20 de janeiro. A primeira sessão de 2024 será realizada dia 23 de janeiro. Neste período, os setores administrativos da Câmara seguem funcionando, em especial a Diretoria Legislativa, que aproveita o período de recesso parlamentar para conferência e organização de todos os documentos e projetos protocolados ao longo de 2023.

Comunicação/Câmara Municipal