Câmara implanta política interna de sustentabilidade

As ações devem integrar todos os servidores da Câmara Municipal, com adoção de rotinas sustentáveis e conscientização sobre a importância de mudar alguns hábitos no dia a dia.
Câmara implanta política interna de sustentabilidade

Campanha promoveu a conscientização dos servidores

[15/10/2018]

O presidente da Câmara de Rio Preto, Cel. Jean Charles Serbeto, designou cinco servidores efetivos para a composição do Comitê Gestor de Sustentabilidade Socioambiental, criado por meio da Resolução 1221, de setembro deste ano, que cria a Política de Sustentabilidade na administração do Poder Legislativo municipal.

Os servidores, que atuam em diversos setores da Câmara, deverão definir um plano anual de sustentabilidade, com ações, indicadores, metas, mecanismos de monitoramento e avaliação de resultados no que diz respeito a práticas sustentáveis que possam ser adotadas pela administração.

O objetivo é garantir mais eficiência em relação aos gastos públicos e na gestão dos processos de trabalho. Para isso, devem criar estratégias para redução no consumo de água e combate ao desperdício, promover o uso sustentável da energia elétrica, a utilização adequada da frota de veículos e a gestão correta de resíduos gerados durante o expediente.

Para obter o resultado esperado, as ações devem integrar todos os servidores da Câmara Municipal, com adoção de rotinas sustentáveis e conscientização sobre a importância de mudar alguns hábitos no dia a dia.

Um dos primeiros passos nesse sentido foi a campanha “Adote um copo”, realizada neste ano, iniciativa da Comissão de Controle Interno da Câmara e autorizada pela administração. Com a distribuição de canecas duráveis aos servidores, em apenas quatro meses deixaram de ser utilizados 27.500 copos descartáveis. A estimativa é, com a ação, haja uma economia de 90 mil copos descartáveis por ano.