Câmara realiza 3ª edição do evento Viver com Parkinson

Ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo será na sexta, dia 26 de abril, às 14 horas, com entrada livre e emissão de certificado

[22/04/2024]

A Escola do Legislativo realiza na próxima sexta-feira (26/04), no Plenário da Câmara, a partir das 14 horas, a terceira edição do evento Viver com Parkinson. Com a finalidade de esclarecer dúvidas a respeito da doença e conscientizar a população sobre o tema, o neurologista Fábio Nazaré, a fisiatra Renata Vilela e a fonoaudióloga Nayara Souza farão palestras sobre tratamentos e vivências de pacientes com a doença. Essa será a terceira edição do evento, que foi realizado pela primeira vez em 2019 pela Câmara Municipal de São José do Rio Preto.

O Viver com Parkinson é realizado em abril, em menção ao mês da Tulipa Vermelha, símbolo do debate sobre esta condição neurodegenerativa que afeta 1% da população mundial com idade superior a 65 anos segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Os sintomas do Parkinson variam de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem tremores, lentidão de movimentos e rigidez muscular. Estes sintomas podem começar de forma sutil e se intensificar ao longo do tempo, afetando significativamente a qualidade de vida dos pacientes. A doença pode trazer desafios diários, desde a realização de tarefas simples até a comunicação e a mobilidade.

Embora ainda não exista cura para o Parkinson, há tratamentos que podem aliviar os sintomas e melhorar a funcionalidade dos pacientes. A combinação de medicamentos, terapias de reabilitação e mudanças no estilo de vida são estratégias chave para gerenciar a doença. Além disso, os avanços na pesquisa médica continuam a oferecer qualidade de vida, com novas descobertas e terapias potenciais em desenvolvimento.

O evento é gratuito e com emissão de certificado.

Escola do Legislativo
A Escola do Legislativo é uma entidade pedagógica voltada à promoção da democracia e da cidadania pelo desenvolvimento de atividades de formação e capacitação à população em geral e aos servidores da Câmara Municipal de São José do Rio Preto.

Criada por meio da Resolução nº 1.138, de 2013, e atualmente regida pela Resolução nº 1.219, de 2018, a Escola tem sua estrutura formada por servidores efetivos da Câmara Municipal, que são responsáveis pela organização de cursos, debates, palestras, fóruns e outras atividades, a fim de proporcionar espaços de interação e aprendizado aos munícipes, promovendo noções de cidadania, o conhecimento e respeito à legislação vigente. Sua atuação também ter por objetivo aperfeiçoar os serviços prestados pelos servidores da Câmara Municipal, bem como aprimorar o atendimento que tais servidores prestam aos munícipes, contribuindo para a maior eficiência do serviço público.

3º Encontro Viver com Parkinson

Data: 26 de abril de 2024
Horário: das 14h às 16h30
Local: Plenário da Câmara Municipal de São José do Rio Preto