Câmara sedia reunião sobre Plano de Saneamento

Vereadores, secretários e munícipes participaram do encontro, que teve o objetivo de explicar o Plano Municipal de Saneamento Básico proposto para Rio Preto.
Câmara sedia reunião sobre Plano de Saneamento

Vereador Pedro Roberto, secretária de Meio Ambiente, Kátia Penteado, engenheiro Gilberto Pereira Jr, da Secretaria de Obras, e superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr

A Câmara Municipal sediou, na tarde desta sexta-feira (17), uma reunião sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico.

O superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, a secretária de Meio Ambiente, Kátia Penteado, e o engenheiro da Secretaria de Obras, Gilberto Pereira Júnior, que veio representando o secretário de Obras, Sérgio Issas, explicaram aos presentes sobre o Plano.

Estiveram presentes na reunião os vereadores Pedro Roberto Gomes (PRP), Márcia Caldas (PPS), Cláudia de Giuli (PMB), Jorge Menezes (PTB) e Marco Rillo (PT).

Segundo o vereador Pedro Roberto, que comandou a reunião, o encontro foi marcado durante encontro na Secretaria de Governo. “Na última segunda-feira estavam presentes nove vereadores na reunião com o secretário Jair Moretti. Como muitos tinham dúvidas sobre o projeto que está tramitando na Casa, foi definida essa reunião, onde os secretários vão explicar pontos do projeto e sanar dúvidas”.

O superintendente do Semae explicou que o Plano é feito pensando nos próximos 30 anos e deve ser revisto a cada quatro anos. Ele também falou sobre a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). “A primeira ampliação, que já está acontecendo, é quantitativa. Precisamos aumentar a quantidade de esgoto tratado. A segunda ampliação, que é a mais longo prazo, deverá ser qualitativa”.

A secretária de Meio Ambiente falou sobre a coleta de lixo e resíduos, afirmando que, “o nosso sonho é a coleta seletiva porta a porta e os pontos de entrega voluntária em 100% do município, mas infelizmente isso é impossível com nosso orçamento”. Entretanto, ela apontou ações que já estão sendo iniciadas. “Estamos criando o Programa de Coleta Seletiva, que Rio Preto ainda não tem. Também estamos setorizando o município e fomentando as cooperativas e associações que trabalham com essa coleta. Vamos melhorar nossos pontos de apoio para que as cooperativas e associações os utilizem para uma primeira triagem”.

O projeto que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico está na Ordem do Dia da 39ª sessão ordinária, que será realizada nesta terça-feira (21), a partir das 17h.

A sessão será transmitida ao vivo pela TV Câmara, canal 4 da Net e em 61.4 sinal digital aberto. As sessões também são transmitidas pelo Facebook e YouTube.

Comunicação/Câmara Municipal