CEI do tapa-buracos realiza mais uma oitiva

Ex-funcionário da secretaria de Serviços Gerais falou sobre o acúmulo de lixo nos pontos de apoio e destinação dos resíduos entre os anos de 2012 e 2013

[27/02/2018]

A Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga supostas irregularidades na coleta de lixo e no serviço de tapa-buracos em São José do Rio Preto, na gestão do ex-prefeito Valdomiro Lopes, realizou mais uma oitiva nesta terça-feira (27/02).

Os membros da comissão colheram o depoimento de Paulo Sérgio da Silva, que na época era funcionário da Secretaria de Serviços Gerais, no cargo de encarregado dos pontos de apoio da cidade. Ele foi questionado sobre a destinação do lixo e o acúmulo de materiais nos pontos de apoio e na Central de Reciclagem de Resíduos no período em que o município permaneceu sem contrato com empresa terceirizada para a realização da faxina urbana, entre junho de 2012 e dezembro de 2013.

Segundo o depoente, durante esse tempo, todo resíduo da construção civil, materiais orgânicos e recicláveis foram depositados nos pontos de apoio pelos pequenos geradores (munícipes). Equipes da prefeitura recolhiam o material e encaminhavam à Central de Resíduos. Com a saturação da Central, os resíduos que antes passavam por triagem e eram encaminhados para reciclagem ou para o aterro em Onda Verde, começaram a se acumular também nos pontos de apoio.

Posteriormente, os resíduos teriam sido despejados no bairro Gonzaga de Campos,onde teriam sido incinerados e enterrados. De acordo com Paulo Sérgio da Silva, parte do material teria sido levado por empresa de reciclagem para Bady Bassitt e o restante para outras cidades da região.

A CEI do tapa-buracos, composta pelo vereador Renato Pupo (PSD) como presidente, Jean Dornelas (PRB), relator, Marco Rillo (PT), membro, e Jorge Menezes (PTB), suplente, deve agendar novas oitivas nos próximos dia para verificar as possíveis irregularidades nessa destinação de resíduos durante esse período.

Comunicação / Câmara Municipal