CEV da Saúde se reúne para debater problemas na rede municipal

Vereadores ouviram críticas e sugestões dos presidentes do Sindicato dos Servidores Municipais e do Conselho Municipal de Saúde
CEV da Saúde se reúne para debater problemas na rede municipal

Ex-presidente do CMS fala aos vereadores membros da CEV da Saúde

[03/12/2018]

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda os problemas da rede municipal de saúde se reuniu na manhã desta segunda-feira para ouvir a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Sanny Lima Braga, e o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde Geovanne Furtado Souza. Ambos falaram sobre os problemas enfrentados atualmente pela rede municipal de saúde, como superlotação em unidades de atendimento, condições de trabalho de servidores, falta de leitos públicos, terceirização de serviços, entre outros.

A CEV é composta pelos vereadores Jean Dornelas (PRB), Pedro Roberto (PRP), Celso Peixão (PSB) e Cláudia de Giuli (PMB). Marco Rillo (PT) e Anderson Branco (PR) também participaram do debate. Primeira a ser ouvida, Sanny falou principalmente sobre as condições de trabalho dos servidores. Disse que falta na Administração um Plano de Cargos, Carreiras e Salários, bem como melhores condições físicas das unidades, como segurança, ar-condicionado, instalações adequadas etc.

A presidente do sindicato disse ainda que existe ainda um suposto abuso na contratação de servidores terceirizados e conveniados para a área de saúde, e que está relação estaria hoje em 50%. "Muitos servidores estão se aposentado. Como não tem concurso, a administração tenta cobrir com terceirizados. Mas tem gerado muitos conflitos, como a carga horária e benefícios, que são muito diferentes", afirmou.

Já o ex-presidente do Conselho Municipal de Saúde, que é médico, traçou um panorama da atual saúde municipal. Também falou das terceirizações, das condições de atendimento na rede, do excesso de atendimento a pessoas de outras cidades e estados, e também da necessidade de abrir concurso público. "Podemos estar entre as 10 melhores cidades do País no atendimento SUS, mas não podemos aceitar, temos de melhorar sempre."

A CEV da Saúde promove levantamento dos problemas enfrentados atualmente tanto por servidores quanto pela população na rede pública municipal para apresentar propostas e sugestões de melhorias ao Executivo. O prazo para conclusão dos trabalhos é maio de 2019.

Comunicação/Câmara Municipal