Comissão de Cidadania discute problemas em pontos de ônibus

Comissão de Cidadania da Câmara de Rio Preto decidiu cobrar do Executivo melhorias em pontos de ônibus, como instalação de assentos e cobertura, e também construção de calçadas em áreas públicas e particulares
Comissão de Cidadania discute problemas em pontos de ônibus

Reunião entre vereadores e representantes da sociedade para debater mobilidade urbana

[21/02/2018]

A Comissão de Cidadania da Câmara de Rio Preto se reuniu na manhã desta quarta-feira (21/02) com representantes da Associação de Proteção da Cidadania (APC) para debater problemas na mobilidade urbana da cidade, como pontos de ônibus que não possuem assentos e cobertura e também a falta de calçadas em terrenos públicos e particulares.

O presidente da comissão, vereador Pedro Roberto (PRP), estima que em Rio Preto existam cerca de 1,5 mil pontos de ônibus, dos quais "a grande maioria", segundo ele, não possuem assento e cobertura. "Pessoas são obrigadas a ficar no sol e na chuva. Decidimos que vamos marcar reunião com o secretário de Trânsito para ver o que pode ser feito no sentido de melhorar essa situação", disse Pedro.

Durante a reunião, foi citado como exemplo os pontos de ônibus que estão sendo instalados nos corredores de ônibus, dentro do projeto da mobilidade urbana, que, além de assentos e cobertura, possuem proteção de vidro contra vento e chuva. "Precisaríamos ter esse tipo de ponto também na periferia, onde as pessoas esperam o ônibus por mair tempo", disse o advogado Marcelo Henrique, presidente da APC.

O vereador Anderson Branco (PR), que presidiu a Comissão Especial de Inquérito que investigou a situação do transporte coletivo de Rio Preto e participou da reunião, também concorda que a cidade precisa de "um novo formato" para os pontos de ônibus, já que, mesmo os que possuem algum tipo de cobertura, "são abertos, se chove, bate um vento, as pessoas ficam expostas".

O vereador Marco Rillo (PT), também integrante da Comissão de Cidadania, lembrou que em cidades como Uberlândia os pontos de ônibus "são cabines fechadas com ar-condicionado. Por que não podemos ter isso em nossa cidade, sempre apontada como entre as melhores em qualidade de vida?" Ao fim da reunião, além de requerimentos cobrando as melhorias, os vereadores disseram que vão se reunir com representantes do Executivo para saber quais melhorias podem ser implantadas a curto prazo, inclusive utilizando estrutura da própria Prefeitura, como oficina e serralheria, para a construção dos assentos.

Calçadas

Durante a reunião, os vereadores membros da Comissão de Cidadania e os representantes da Associação de Proteção de Cidadania levantaram outro problema de mobilidade: a falta de calçamento público em muitos terrenos e áreas públicas e privadas da cidade, o que dificulta a locomoção de pedestres e pessoas com dificuldade de mobilidade. "Em alguns pontos da cidade as pessoas são obrigadas a andar pelas avenidas", disse Marco Rillo.

O presidente da Comissão, Pedro Roberto, disse que em conversa com o secretário de Serviços Gerais, Ulisses Ramalho, teve a informação de que a pasta prepara grande plano para construção de calçadas em áreas do município. Ficou acertado então que a comissão vai solicitar ao secretário que informe quais são as regiões escolhidas para a primeira fase deste projeto, bem como os critérios utilizados para a escolha.