Comissão da Cidadania recebe secretária de Educação

Em audiência pública, Fabiana Zanchetta respondeu a questionamentos dos vereadores, professores e pais de alunos sobre déficit de vagas, novo horário de entrada das escolas e outros temas
Comissão da Cidadania recebe secretária de Educação

Secretária de educação respondeu a questionamentos da Comissão de Defesa da Cidadania, pais e professores presentes

[01/04/2024]

A Comissão Permanente de Defesa da Cidadania da Câmara Municipal de São José do Rio Preto recebeu a secretária Municipal de Educação, Fabiana Zanchetta, para discutir déficit de vagas e conflito de dados oficiais sobre o número de estudantes, novo horário de entrada nas unidades da rede e a convocação de aprovados em concurso público.

Sobre a alteração de horário de entrada e saída de alunos, Zanchetta afirmou que está sendo analisado cada caso das escolas e que estão dando encaminhamento às questões que estão judicializadas. “Tivemos 47 registros de reclamação de horários de saída, pais que comprovam com o trabalho que não conseguem pegar até 17h20. Foram 41 reclamações com horário de entrada, várias relacionadas a escolas de ensino fundamental, muitas onde era possível fazer ajustes. E nenhuma reclamação específica com relação à redução do horário de 5h para 4h40”, afirmou a secretária.

Pais presentes reclamaram da alteração dos horários e afirmaram que já tiveram discussões com diretores e alguns pais chegaram a perder o emprego por conta dessa mudança.

Aprovados no concurso de 2023 também questionaram Zanchetta sobre convocações e a prorrogação do concurso. A secretária informou que, atualmente, há uma necessidade de 171 professores concursados. “Esse número é muito variável porque pode haver aposentadoria, exoneração. Hoje, olhando para o cenário, não vejo necessidade de um esforço de um novo concurso de tenho esse concurso que foi muito bem feito, então não vejo nada que me indique para uma não prorrogação desse concurso”.

Sobre o déficit de vagas em creche, a secretária informou que há duplicidade no registro de solicitações. “Os pais indicam de três a quatro escolas quando pedem vagas e os dados são registrados para todas as opções e acaba gerando essa duplicidade”, explicou. “Na conjuntura sai o número de matriculados. Hoje eu tenho 11.503 vagas e 8.909 matriculados. Na lista de espera temos 1.561 crianças.”

Integram a comissão os vereadores João Paulo Rillo (Psol), presidente, Anderson Branco (PL) e Julio Donizete (PSD), membros. Estiveram presentes na audiência Rillo, Branco e o vereador Pedro Roberto (Republicanos).