Comissão debate entrega de correspondências em Rio Preto

Membros analisam reclamações de munícipes sobre falhas na entrega das correspondências, o que estaria relacionado à falta de placas indicando o nome das ruas
Comissão debate entrega de correspondências em Rio Preto

Reunião foi realizada no auditório da Câmara

A Comissão Permanente de Defesa da Cidadania realizou reunião nesta segunda-feira (24/06) para discutir problemas relacionados à entrega de correspondências pelos Correios em São José do Rio Preto.

Além de Pedro Roberto (PATRIOTA), presidente da Comissão, e Anderson Branco (PR), membro, participaram da reunião os vereadores Celso Peixão (PSB), Jean Charles Serbeto (MDB) e representantes dos Correios e das secretarias municipais de Trânsito, Meio Ambiente e Planejamento.

Segundo os membros da Comissão, há reclamações de munícipes sobre falhas na entrega das correspondências em bairros da cidade, o que estaria relacionado à falta de placas com o nome das ruas.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Kátia Penteado, o secretário de Trânsito, Amaury Hernandes, e a agente administrativa da secretaria de Planejamento, Jéssica Poiate, falaram sobre o processo para denominação das ruas, que passa pela Câmara Municipal.

Atualmente, para liberação do documento Habite-se, os novos loteamentos devem estar adequados a todas as exigências da Prefeitura Municipal, o que inclui a sinalização das ruas e as placas com a denominação.

A secretaria de Trânsito é responsável por essa fiscalização. A denominação de cada rua é determinada pelos vereadores, após votação secreta, por meio de lei ordinária. Cabe à secretaria de Planejamento a informação aos Correios sobre as novas ruas para atualização do banco de dados utilizado para a entrega das correspondências.

A gerente de atividades externas dos Correios em Rio Preto e região, Karine Patrícia de Sousa, apresentou à Comissão os nomes dos 28 bairros que não têm placas com nomes das ruas, o que dificulta o trabalho dos carteiros.

Karina também apontou diretrizes estabelecidas para o serviço de entrega, como localizações de fácil acesso  e a necessidade de identificação das ruas. Afirmou ainda que, mesmo sem as placas, é feita a entrega de correspondências em algumas dessas ruas, inclusive na zona rural. O secretário Amauri Hernandes ressaltou que só podem receber as placas os bairros regularizados.

Vereadores e representantes das secretarias e Correios devem definir juntos estratégias para agilizar a denominação das ruas e ampliar a entrega das correspondências para os locais onde o serviço ainda não é realizado.