Comissão do idoso realiza reunião com ILPIs

O grupo debateu estratégias para obtenção de recursos para as instituições
Comissão do idoso realiza reunião com ILPIs

Reunião foi realizada no Plenário da Cãmara

[22/02/2024]

A Comissão Permanente do Idoso da Câmara de Rio Preto promoveu reunião com representantes das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) nesta quinta-feira (22/02). O grupo debateu as possíveis estratégias para pedidos de recursos do Poder Executivo para a manutenção do atendimento aos idosos. As instituições encontram dificuldades para o pagamento de serviços de saúde e ferramentas necessárias para os cuidados com os acolhidos em graus mais críticos, que requerem acompanhamento de profissionais de saúde e protocolos específicos.

Participaram da reunião os vereadores Pedro Roberto (Republicanos), presidente da comissão, Renato Pupo (PSDB), membro, além do vereador Odélio Chaves (Progressistas) e representantes do Conselho Municipal do Idoso, Lar São Vicente de Paulo, Asilo de Schmit, Lar Esperança e Lar de Betânia.

Os representantes das ILPIs reforçaram as dificuldades para a manutenção dos atendimentos e discutiram o projeto de autoria do vereador Pedro Roberto que destinava recursos mensais às instituições, que foi vetado pelo prefeito municipal. A  Câmara Municipal derrubou o veto. A lei, porém, foi suspensa por liminar, o que impede a destinação, com justificativa de vício de iniciativa.

Os vereadores comprometeram-se a agendar reunião com o prefeito Edinho Araújo e os secretários municipais de Assistência Social, helena Marangoni, e da Saúde, André Baitello, para debater a situação dos idosos acolhidos. Também devem definir a melhor forma de destinar recursos por meio das emendas parlamentares.

Comunicação / Câmara Rio Preto