Conselheiros tutelares de Rio Preto tomam posse

O processo eleitoral para a escolha dos conselheiros foi realizado pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura
Conselheiros tutelares de Rio Preto tomam posse

Posse foi realizada no plenário da câmara

[10.01.2024]

Em cerimônia realizada no plenário da Câmara nesta quarta-feira, dia 10 de janeiro, os dez novos conselheiros tutelares de São José do Rio Preto foram empossados. Eles foram eleitos para atuar no quadriênio 2024-2027. Entre as autoridades que integraram a mesa de honra do evento estavam o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo; o presidente do Legislativo, Paulo Pauléra; o deputado estadual Itamar Borges; o promotor da Infância e Juventude, André Luís de Souza; a secretária interina da Assistência Social, Cris Lechado, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jessé Fernandes.

O município de São José do Rio Preto tem dois conselhos tutelares (Norte e Sul), com cinco conselheiros cada. Esses profissionais trabalham para garantir que crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados e sejam protegidos de situações de violência. A partir de agora, vão atuar nos conselhos rio-pretenses: Breno Santos Aragon, Elisangela Patrícia da Silva Falanque, Fernanda Carolina dos Santos Zuge, Janaína Albuquerque, Kellen Lara Borin Antônio, Adriana Vaz de Lima, Ana Carolina Simão Souza, Elen Carolina Silva Oliveira Teixeira, Livia Maria de Brito Ferreira e Thalita Carolina Maurício Ferreira.

Em seu discurso, o prefeito Edinho Araújo parabenizou os conselheiros eleitos pela disposição de servir à sociedade. “Os conselheiros são eleitos por voto da população, o que permite independência no exercício da função, que é de grande responsabilidade. O Conselho trabalha para uma sociedade cada vez mais justa, democrática e sem preconceitos”.

O presidente do CMDCA, Jessé Fernandes, ressaltou que a função traz muitos desafios e agradeceu o trabalho dos conselheiros que estão deixando o cargo. “Temos graves problemas sociais, complexas violações de direitos, que exigem profundo empenho desses profissionais”.

Representando a assistência social, Cris Lechado falou sobre a missão dos conselheiros. “Nosso foco é a proteção das crianças e adolescentes. Em Rio Preto contamos com uma grande oferta de serviços, estrutura e equipe qualificada para desenvolver esse trabalho”.

O promotor da Vara da Infância, André Luís de Souza, declarou que, a cada período de renovação do Conselho, o trabalho ganha força. “Temos que atuar pensando na Lei, sempre deixando de lado os interesses ou julgamentos pessoais, com o objetivo da proteção da criança e do adolescente em nosso município”.

A eleição para conselheiros tutelares foi realizada no dia 1º de outubro de 2023. Em Rio Preto, 12.528 eleitores compareceram às urnas. O processo eleitoral foi realizado pelo CMDCA, em parceria com a Prefeitura. A Justiça Eleitoral emprestou 75 urnas eletrônicas, que foram distribuídas por dez locais de votação. No Brasil, cerca de 30 mil conselheiros tomaram posse nesta quarta-feira, nos mais de 5 mil municípios.