CEV dos carroceiros realiza oitivas

CEV ouviu secretários municipais e pessoas ligadas ao recolhimento de animais soltos na cidade. CEI da Emurb decretou sigilo nas investigações na mesma manhã.
CEV dos carroceiros realiza oitivas

Vereadores que compõem a CEV dos carroceiros ouvem a diretora do Bem Estar Animal, Karoline Prado

[20/03/2018]

A Comissão Especial de Vereadores (CEV) que estuda a situação dos veículos de tração animal em Rio Preto se reuniu na manhã desta terça-feira (20/03) para ouvir dez pessoas ligadas ao tema na cidade.

O grupo presidido pela vereadora Cláudia de Giuli (PMB) apura possíveis atos de abandono contra cavalos e estuda alternativas de emprego para os carroceiros em caso de substituição de uso dos veículos de tração animal.

Participaram da reunião a presidente, o relator, vereador Paulo Pauléra (PP), e os membros Márcia Caldas (PPS) e Pedro Roberto (PRP).

Das dez pessoas convidadas para falar sobre o tema, nove compareceram: os secretários municipais Ulisses Ramalho (Serviços Gerais) e Edemilson Favaron (Trabalho e Emprego), o engenheiro da Secretaria de Meio Ambiente Humberto Scandiuzzi, que compareceu representando a secretária Kátia Penteado, além da diretora do Bem-Estar Animal, Karoline Prado. Representando as secretarias de Saúde e Trânsito, estiveram no encontro o chefe do Departamento da Vigilância em Saúde, Izalco Nuremberg Penha, o gerente da Vigilância Ambiental, Abner Henrique de Souza Alves, e a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Vanessa Aoki. O representante da empresa responsável por recolher animais soltos em vias públicas também participou da reunião.

Durante as conversas, os presentes responderam questionamentos do grupo de vereadores e deram sugestões para que o sistema de recolhimento de animais funcione melhor na cidade.

Sigilo

Também na manhã desta terça-feira, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura suspeitas de irregularidades na licitação para a Área Azul digital na Empresa Municipal de Urbanismo decretou sigilo nas investigações. O presidente da comissão, vereador Marco Rillo (PT), disse que o sigilo foi determinado para não atrapalhar as investigações em andamento na Polícia Civil e Ministério Público, que também apuram o caso.

O sigilo foi pedido à CEI pelos advogados do empresário Wagner Costa, que disse ter se comprometido a não tornar públicas as revelações que fez à polícia e ao MP. A CEI também ouviu em sigilo a ex-presidente da Emurb Vania Pelegrini. Rillo disse que vai formalizar tratativas com a polícia e o MP para o andamento conjunto das investigações e, tão logo for possível, levanta o sigilo do caso. Além de Rillo, integram a comissão Gerson Furquim (PP) como relator e Celso Peixão (PSB) como membro.