Diretor da GCM participa de oitiva sobre a Área Azul

Silvio Pedro da Silva esteve reunido nesta segunda-feira com os membros da CEI da Emurb, que também colheram depoimento de funcionária do setor de contabilidade da empresa

O diretor da Guarda Municipal de Rio Preto, Silvio Pedro da Silva, participou nesta segunda-feira (11/06) de oitiva da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que investiga irregularidades da Emurb (Empresa Municipal de Urbanismo). A Comissão, composta pelos vereadores Marco Rillo (PT), presidente, Gerson Furquim (PP), relator, e Celso Peixão (PSB), membro, perguntou sobre a atuação da Guarda na região central da cidade, onde há o estacionamento rotativo.

Segundo o diretor, dois guardas municipais ficam à disposição na região onde há a Área Azul e esse número seria o suficiente para suprir a demanda. Em depoimento à CEI na semana passada, a ex-presidente da Emurb, Vânia Pelegrini, afirmou que a queda da arrecadação da Área Azul poderia estar vinculada à baixa atuação na Guarda no que diz respeito às multas por falta de cartão ou cartões adulterados. Muitos usuários estariam desrespeitando o estacionamento rotativo e deixando de adquirir os cartões.

Silvio Pedro da Silva confirmou que foi procurado por Vânia em diversos momentos para tratar sobre essa questão, mas declarou que não foi feita reunião formal e que também não houve reunião com representantes do Poder Executivo sobre esse assunto.

O diretor da Guarda explicou à CEI que com o atual efetivo não seria possível deslocar mais guardas municipais para a Área Azul, já que há grande demanda para as escolas do município e outras ocorrências. Silva ainda apresentou relatório aos vereadores com o número de multas aplicadas pela Guarda, apontando que mantêm uma média.

Ainda nesta segunda-feira, a CEI colheu o depoimento de Claudina Pereira Prado, auxiliar contábil da Emurb. A depoente, que é funcionária da empresa há 25 anos, foi questionada sobre a situação financeira da Emurb no  mês de dezembro. Ela afirmou que o caixa estava em situação regular e que o aporte de R$350 mil que seria destinado à implantação da Área Azul Digital não foi utilizado para pagamento de salário dos funcionários. Também negou ter conhecimento sobre falsificação de talões e sobre o certame para contratação da empresa da Área Azul Digital, apesar de ter assinado documentos relativos à licitação.