Ferramentas Pessoais

Fórum na Câmara avalia cumprimento de metas socioeducativas

Encontro na Câmara de Rio Preto avaliou cumprimento das metas constantes no Plano Municipal de Medidas Socioeducativas
Fórum na Câmara avalia cumprimento de metas socioeducativas

Menores de projeto social se apresentam durante prestação de contas do CMDCA

[17/11/2017]

A Câmara de Rio Preto sediou, na manhã desta sexta-feira (17), fórum para avaliação do cumprimento das metas previstas no Plano Municipal de Medidas Socioeducativas para crianças e adolescentes em situação de risco. O encontro foi promovido pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e contou com a participação de representantes do Ministério Público, governos estadual e municipal, Justiça e entidades da sociedade civil organizada.

De acordo com o balanço apresentado pelo conselho, Rio Preto cumpriu cinco das 37 metas estabelecidas no plano decenal elaborado em 2015, como "ampliar e qualificar as redes de atenção à saúde para o atendimento em casos de transtornos mentais e problemas decorrentes do uso de álcool e drogas", "referenciar as famílias dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas na proteção social básica" e "possibilitar o acesso de adolescentes aos bens e serviços na área de saúde."

Porém, para o promotor da Infância, André Luiz de Souza, a situação é "preocupante", já que 24 das 37 metas não foram cumpridas e outras oito cumpridas parcialmente. Souza aproveitou o encontro para pedir colaboração, disponibilidade e união entre todos os segmentos da sociedade para que as metas possam ser atingidas, além de cobrar continuidade de projetos implantados por diferentes governos.

"Temos verificado muita reincidência (de crianças e adolescentes). Isso é preocupante. Sinal que só estão sendo tomadas medidas reativas", disse o promotor, que lembrou a necessidade de ações preventivas e acolhedoras para evitar o ingresso de jovens na criminalidade. Ele chegou a dizer que o tráfico de drogas está "profissionalizando" as crianças e adolescentes, sem que o Estado consiga reagir de maneira adequada.

O presidente do CMDCA, Nélio Nakada, lembrou que a responsabilidade pela implantação das medidas constantes no plano não é só dos governos, mas de toda sociedade, como entidades, associações e as famílias.

Antes do início do fórum, crianças atendidas pelo projeto social dos bairros Lealdade e Amizade fizeram apresentação de música percussiva e dança de rua.

Comunicação/Câmara Municipal

Ações do documento
Câmara Municipal de São José do Rio Preto
Rua Silva Jardim 3357 - CEP 15010-060
São José do Rio Preto / SP - ver mapa
Fone (17) 3214-7777 | Fax (17) 3214-7788