Instituto Mudar recebe título de Empresa Cidadã

A sessão solene foi realizada no Plenário da Câmara na noite da última sexta-feira (23/03)
Instituto Mudar recebe título de Empresa Cidadã

Presidente do Instituto, Fernanda Sansão, recebeu o título

[23/03/2018]

O Instituto Mudar de São José do Rio Preto recebeu, na noite de sexta-feira (23/03), o título de Empresa Cidadã. A homenagem foi iniciativa do vereador Renato Pupo (PSD), que entregou o título à presidente do Instituto, Fernanda Sansão, em Sessão Solene no Plenário da Câmara Municipal.

O presidente da Câmara, cel. Jean Charles Serbeto (MDB), presidiu a cerimônia e falou sobre a importância da atuação do instituto, hoje com 200 voluntários na cidade. O Instituto Mudar incentiva ações nas áreas do meio ambiente, educação, esporte e cultura.  Um dos projetos mais conhecidos do Instituto é o “Muda que a cidade Muda”, que busca melhorar a qualidade de vida da população com o plantio de árvores.

O objetivo do grupo é o plantio de 7 mil árvores até o final de 2018. O projeto também inclui o cuidado com as mudas plantadas durante três anos, até que elas possam se desenvolver com segurança.

Segundo o autor da homenagem, tudo isso é necessário em nossa cidade, já que vivemos em uma região com altas temperaturas, longos períodos de estiagem e que apresenta áreas de queimadas de cana de açúcar, que prejudicam a qualidade do ar.

Com a consolidação do projeto, a expectativa é de que, em quatro anos, haja uma queda considerável de temperatura na cidade, com diminuição de até 4 graus nas zonas mais centrais. O problema das enchentes em Rio Preto também pode ser amenizado, já que a arborização impacta na absorção da água de chuva.

Outra ação prevista pelo Instituto Mudar é um projeto de educação ambiental em parceria com a Unesp-Ibilce, AMMA e Semeando Bem, na Escola Estadual Leonor Carramona, bairro da Vitória Régia, com objetivo de criar um mini sistema agroflorestal, em que os frutos serão destinados à merenda escolar.

Em 2017, o Instituto foi contemplado com R$ 250.000,00 do ProAC – Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de São Paulo, investidos em arborização e cultura na cidade. Cada vez mais a população apoia essas iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida em São José do Rio Preto.

"Muito bom quando os esforços do Poder Público e iniciativa privada se juntam. O projeto começou como um sonho, no início recebi muitos nãos. Hoje tenho gratidão imensa aos sonhadores que o tornaram possível", declarou a presidente do Instituto, Fernanda Sansão, em seu pronunciamento na tribuna.