Ministro assina ordem de serviço para início de duplicação da BR

Ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, confirmou que ordem de serviço para duplicação foi assinada; estimada em R$ 186,9 milhões, obra tem prazo de até 30 meses para ser concluída; prefeito Valdomiro Lopes e presidente da Câmara comemoram decisão
Ministro assina ordem de serviço para início de duplicação da BR

Marcondes esteve recentemente com Rodrigues, que o comunicou que ordem de serviço seria assinada: conquista

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, assinou na tarde desta quinta-feira (28/4) a ordem de serviço para início imediato das obras de duplicação da rodovia BR-153, no trecho de 17 quilômetros que passa por Rio Preto. A informação foi passada pelo próprio ministro ao presidente da Câmara, Fábio Marcondes (PR), que também recebeu telefonema do prefeito Valdomiro Lopes (PSB) comemorando a decisão.

"Sempre tive confiança de que essa obra sairia. Pelo compromisso dos seguidos ministros que passaram pela pasta dos Transportes, como Paulo Passos e Antonio Carlos Rodrigues. É um presente de Deus para Rio Preto", afirmou Marcondes, que recentemente esteve com Rodrigues em Brasília, quando foi informado de que a ordem de serviço seria assinada. "Só não divulgamos antes para esperar acontecer. Agora é realidade", afirmou o presidente da Câmara, que reconheceu o empenho de Valdomiro na conquista. "Está muito feliz."

A ordem de serviço foi concedida às empresas integrantes do consórcio que venceu a licitação para a obra, estimada em R$ 186,9 milhões. Integram o consórcio as empresas Coplan, Encalso, Bandeirante e Astec. A assinatura da ordem de serviço era aguardada desde setembro de 2014, quando o contrato com as empresas foi assinado em Rio Preto pelo então ministro dos Transportes, Paulo Passos.

Novela

O projeto de duplicação prevê a construção de pelo menos 13 obras de arte - viadutos, pontes e trevos elevados - desde Talhado até a altura do Shopping Iguatemi. A novela envolvendo a duplicação da BR-153 se arrasta desde 2006, quando o então prefeito Edinho Araújo chegou a realizar licitação para a obra, que acabou não acontecendo por conta da concessão da rodovia à Triunfo-Transbrasiliana.

Outra reviravolta aconteceu em setembro de 2015, quando o Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit) transferiu à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a responsabilidade pelos 17 quilômetros do trecho urbano da BR-153. A ANTT, por sua vez, repassou o encargo da obra à concessionária.

Porém, no início de abril, quando anunciou audiência pública para debater a duplicação de trechos da rodovia no Estado de São Paulo, os 17 quilômetros de Rio Preto ficaram de fora. A concessionária alegou que eles ainda pertenciam ao Dnit em decorrência do contrato assinado em setembro de 2015.

"Finalmente hoje resolvemos esse impasse e tivemos a boa notícia da duplicação", disse Marcondes. Pelo contrato, o consórcio tem prazo de até 30 meses para a conclusão da obra.

Confira aqui a solenidade de assinatura do contrato para duplicação da BR-153, ocorrido em 15 de setembro de 2014 na sede da Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto (Acirp):