Pauléra é eleito presidente do Parlamento Regional Metropolitano

Colegiado reúne representantes das Câmaras de 37 cidades da Região Metropolitana de Rio Preto

[26/01/2024]

A Câmara Municipal de São José do Rio Preto sediou nesta sexta-feira (26/01) a formalização do Parlamento Regional Metropolitano e a eleição da Mesa Diretora. O colegiado reúne representantes do Poder Legislativo municipal de 37 cidades da Região Metropolitana de Rio Preto.

O presidente da Câmara de Rio Preto, vereador Paulo Pauléra (Progressistas), deu início à sessão explicando a importância deste consórcio. “Representamos mais de um milhão de habitantes, juntos podemos propor projetos que desenvolvam nossa região. Teremos mais força para dialogar com os deputados, senadores e com o governador e o presidente.”

Por aclamação, a Mesa Diretora do Parlamento Regional ficou constituída da seguinte maneira:

- Presidente: Paulo Pauléra (Progressistas), presidente da Câmara de São José do Rio Preto;

- Vice-presidente: João Paulo Maciel de Araújo (PSDB), presidente da Câmara de Mirassol;

- Vice-presidente: Rafael Coiado Bertasso (PTB), presidente da Câmara de Potirendaba;

- Secretário: Murilo dos Santos (União Brasil), presidente da Câmara de Mirassolândia;

- Secretário: Agenor José Marques Filho (Progressistas), presidente da Câmara de Onda Verde;

- Secretário: Marcos Cesar Caminhola Batista (PV), presidente da Câmara de Monte Aprazível;

- Secretário: Donizete Rodrigues Ribeiro (PSDB), presidente da Câmara de Ipiguá.

Os vereadores escolhidos para a Mesa Diretora têm mandato até o dia 31 de dezembro de 2024. A partir dessa data, a Mesa Diretora terá um mandato de dois anos. As sessões ordinárias vão acontecer ao menos uma vez a cada 4 meses.

O Parlamento é composto por dois vereadores de cada uma das 37 Câmaras da região, um titular e um suplente.

São atribuições do Parlamento: representar os interesses da região; promover o desenvolvimento sustentável, observando a diversidade cultural de sua população; garantir a participação da sociedade civil no processo de desenvolvimento social, econômico e político e também promover a solidariedade e cooperação entre os municípios.

As Câmaras que não puderam participar da eleição da Mesa Diretora e que ainda não enviaram os nomes dos vereadores titular e suplente têm 20 dias para formalizar a adesão ao Parlamento. Depois desta data a documentação do consórcio será enviada a UVESP – União dos Vereadores do Estado de São Paulo.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara canal 4 da Net/Claro TV e pelo sinal aberto 28.2.

Coordenadoria de Comunicação