Projeto proíbe uso de rojões e buscapés em Rio Preto

Vereadora Cláudia de Giuli apresentou projeto de lei para proibir uso de fogos que causem estampidos; justificativa é para evitar estresse de animais
Projeto proíbe uso de rojões e buscapés em Rio Preto

Cláudia diz que explosão de bombas é prática cruel contra animais

[14/02/2017]

A vereadora Cláudia de Giuli (PMB) apresentou projeto de lei para proibir a queima de fogos de artifício, bombas, buscapés, morteiros e demais fogos ruidosos, que causem estampidos ou explosões, em toda a área urbana de Rio Preto. A justificativa da vereadora é que as explosões podem causar danos, e até mortes, em animais, como cachorro, gatos e aves.

"Quem possui animais domésticos conhece o terror que representa para eles o estrondo de rojões. Muitos tutores renunciam a sair de casa, em datas como Natal, Réveillon, Festas Juninas e em épocas de finais de campeonatos esportivos para minimizar acidentes que costumam acontecer quando os animais entram em pânico pelo espocar dos fogos, especialmente rojões", diz Cláudia na justificativa.

O seu projeto altera o inciso primeiro do artigo 112 da lei complementar 17, que instituiu o Código de Posturas do Municípios. Pela regra atualmente em vigor, já é proibido em Rio Preto explodir fogos nas ruas, avenidas, estádios e campos esportivos. A alteração sugerida pela vereadora estende a proibição para toda a área urbana do município.

"A utilização dos materiais que trata essa lei proporciona um componente extremamente cruel em relação aos animais, especialmente cães, gatos e aves em razão da anatomia de seu aparelho auditivo, extremamente sensível."

Em caso de infração, a multa é de dez unidades fiscais do município, o que corresponde a R$ 541,50. Para ser aprovado, o projeto precisa de nove votos. Confira aqui a íntegra da proposta.

Comunicação/Câmara Municipal