Projeto propõe conscientização sobre a cardiopatia congênita

O Projeto de Lei nº 156/2014, de autoria do vereador Renato Pupo (PSD) foi aprovado durante a 37ª Sessão Ordinária.

A proposta dispõe sobre a instituição do “Dia da Conscientização da Cardiopatia Congênita” no calendário oficial da cidade. A data deve ser comemorada, anualmente, no dia 12 de junho.

De acordo com a proposta, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, poderá organizar eventos especiais com a finalidade de conscientizar a sociedade sobre as cardiopatias congênitas, suas manifestações e necessidade de diagnóstico.

“Através deste projeto, meu objetivo é conscientizar as pessoas que devemos fazer exames logo que possível para diagnosticarmos a doença, que pode ter o tratamento intrauterino, e tomar as medidas cabíveis para uma qualidade de vida melhor para um possível portador”, afirma o autor do projeto.

Segundo Pupo, cardiopatia congênita é a doença na qual há anormalidade da estrutura ou função do coração, presente desde o nascimento, mesmo que descoberta muito mais tarde.

As alterações do fluxo sanguíneo, resultantes desta falha, podem influenciar o desenvolvimento estrutural e funcional do restante do sistema circulatório.

O tratamento ideal é a correção do defeito estrutural que, conforme o caso, poderá variar entre uma cirurgia imediata, em caso extremos, até mesmo a cirurgia intra útero, ou aguardar meses ou anos para que se realize a cirurgia.