Semae é tema de audiência pública

De iniciativa do vereador Marco Rillo, reunião vai debater emenda que impede privatização da autarquia e projeto de captação de água do Rio Grande
Semae é tema de audiência pública

Vereador Marco Rillo propõe debate sobre o serviço de água e esgoto da cidade

[16/03/2018]

O Plenário da Câmara sedia nesta sexta-feira (16/03) audiência pública para debater questões relativas ao Semae, o Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto. A iniciativa é do vereador Marco Rillo (PT). Entre os assuntos que serão abordados está o veto do prefeito Edinho Araújo à emenda aprovada pelo Legislativo para o projeto do Plano Municipal de Saneamento Básico. A medida proposta pelos vereadores impede a privatização do Semae. O Executivo barrou a emenda justificando que, da forma como foi redigida e aprovada, a proposta impede o município de celebrar parceria público-privada regrada por lei federal e cria empecilho para a execução de políticas públicas.

Também em debate estará a decisão da Prefeitura de realizar estudos para a captação de água do Rio Grande, com o objetivo de ampliar o abastecimento de água em Rio Preto. Projetos básicos e executivos do novo sistema de captação terão investimento de R$ 14,3 milhões. Durante a audiência, serão discutidos a viabilidade e os impactos da medida.

Para o encontro foram convidados o prefeito Edinho Araújo, representantes do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, Comitê de Bacias, universidades e biólogos como Arif Cais e Rafael Morais Chiaravalloti, autor dos livros “Escolhas Sustentáveis” e “O Homem que Salvou Nova York da Falta de Água”.

A audiência aberta à população será realizada a partir das 19h30.